A arte de falar em público é uma aprendizagem

Tempo de leitura: 2 minutos

Falar em públicoComo dizem os latinos – ator nascitur, orator fit – ator já nasce pronto, enquanto orador se faz.  Modernamente dizemos, ator representa, orador projeta-se.

Ficamos encantados diante de um excelente orador. Erradamente imagina-se que se está diante de alguém que nasceu predestinado a ser um grande comunicador. A arte de falar em público é uma aprendizagem. Trata-se de habilidades aprendidas. Fazer curso de teatro não habilita a falar bem em público, ao contrário do curso de oratória (leia-se curso para falar em público). Ator representa, orador é ele mesmo em todos os momentos, ainda mais quando fala em público. Curso falar em público habilita a autêntica expressão de nós mesmos. Ter presença significativa em reuniões, painéis, grupos de debates – são consequências naturais do curso para falar em público.

Não existe um modelo de orador. Gestos, postura, olhar, voz e expressões faciais precisam expressar nossa individualidade. O auditório quer um apresentador inédito, idéias novas, expressões autênticas. Toda pessoa é sui generis. Falar bem em público trata-se, em última instância, de permitir que nosso jeito de ser apareça claramente. O bom comunicador expressa sua individualidade. Observo que a grande maioria dos alunos de oratória quer interpretar, representar um papel, isto é, esconder-se em um personagem. Falar bem em público tem tudo a ver com características individuais.

Algumas vezes encontramos algo extremamente raro nas nossas vidas. São mestres, professores ou líderes que nos transmitem mensagens fantásticas que transformam nossos pontos de vista. Sem dúvida elas são mestres na arte de falar em público. Acreditam naquilo que falam e possuem técnicas de comunicação avançadas. Cuidam dos detalhes do discurso e conseguem envolver o auditório com seu poder de persuasão.

O profissional que acredita nele mesmo (emocionalmente seguro), possui bom conteúdo intelectual e fez bom treinamento na arte de falar em público é forte candidato a realizar excelente impacto quando se expõe em público.

A todo instante verificamos situações de exposição na mídia, em palestras, aulas e reuniões. Percebemos vários comunicadores bem sucedidos na transmissão das informações e outros com desempenho sofrível. Surge então a dúvida: como falar bem em público? A resposta está na equalização de três elementos: orador, discurso e  auditório. Geralmente o fracasso no contato com o público está relacionado à negligência nos cuidados com um ou mais desses elementos que levam a falar bem em público.

Profissionais que realizam o Curso de Oratória desenvolvem, naturalmente, atitudes de persuasão, voz de comando e liderança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *