A Energia do Líder

Tempo de leitura: 2 minutos

Líder com energia e entusiasmoLiderança é um tema muito falado, porém muitas vezes é abordado de forma genérica e difícil de abarcar totalmente. Jack Welch em seu livro Winning, define quatro características do líder de modo bem prático. Realmente Jack Welch tem condições para falar sobre liderança porque foi eleito o executivo do século XX e responsável pela General Eletric se tornar um dos grupos mais influentes do mundo

A primeira característica que Welch aborda é a Energia.

O Líder deve ter Energia

O Líder precisa ser uma pessoa com energia, pois ele é como o primeiro carro de uma locomotiva, se ele não tem energia ele não consegue ajudar as outras pessoas a avançarem.

Energia que se traduz em se esforçar para estar alegre constantemente, uma pessoa sorridente e alegre torna o ambiente de trabalho mais agradável, tem uma visão otimista, sem nunca deixar de ser realista.

Não é possível imaginar um líder apagado, sem vontade, que vê obstáculos em tudo o que precisa fazer. Já dizia Ralph Waldo Emerson: “Nunca algo grande foi feito sem entusiasmo.” Uma pessoa entusiasmada vai ter as condições psicológicas para desenvolver soluções criativas para os desafios e vai ajudar a equipe com o seu exemplo para ter boas condições psicológicas também.

Todos podem ter mais Energia

Pessoas como Jack Welch e Peter Drucker são exemplos de que não se perde a energia quando se passam os anos ou décadas no caso deles, e a pergunta que fica é: isso é só para alguns ou para todos?

Há pessoas que são entusiasmadas por temperamento, mas as  pessoas que não possuem esse temperamento também podem ter mais energia cada dia.

Quando você se depara com um desafio e pensa “tem uma solução, nós vamos conseguir, apenas precisamos descobrir o caminho” e aplica toda a inteligência e criatividade para desenvolver uma solução, além criar uma solução, você também aumenta a sua energia, aumenta a sua auto-confiança.

Existem dias que estamos de mal-humor, então podemos procurar ler algo que vai nos fazer rir ou ter uma visão positiva das coisas.

Esses são os remédios que precisamos para ter bom ânimo e aumentar a nossa energia: o exercício de uma postura positiva e atos afirmativos, inspirando-se frequentemente com coisas feitas com energia por outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *