Ame as pessoas do jeito que elas são

Tempo de leitura: 3 minutos

Ame as pessoas do jeito que elas sãoTodos somos seres humanos únicos em nossa complexidade de preferencias, opiniões, sentimentos e percepções, por isso nos deparamos diariamente com situações nas quais podemos não compartilhar da mesma opinião dos outros, mesmo de pessoas que admiramos, como um chefe ou de pessoas queridas, como um familiar ou amigo.

Para mantermos bons relacionamentos e vivermos em harmonia, precisamos lidar com esse tipo de situação sem criar um desgaste desnecessário, mas também, sem aderirmos a pensamentos e ações que são contraditórios as nossas concepções morais.

O modelo ideal para você não é unanime

Primeiramente, é importante entendermos que é injusto tentarmos moldar as pessoas ao nosso redor para que elas se encaixem nos modelos idealizados que criamos.

Todos nós temos parâmetros de comparação do que deveria ser o marido ideal, os pais e filhos perfeitos, o melhor chefe e os amigos mais legais. Somos influenciados pela mídia, por livros de histórias que lemos e por outras famílias e grupos de amigos que conhecemos, achando sempre que a “grama do vizinho é mais verde”.

Se persistirmos nessa lógica, podemos perder o que temos de mais importante em nossas vidas, que são as pessoas reais que estão ao nosso lado e nos querem bem.

Queira o bem e a felicidade de quem você ama

Queira o bem e a felicidade de quem você amaQuando decidir opinar ou interferir na vida de alguém próximo, como um familiar ou amigo, pergunte-se se o que você está fazendo realmente irá fazer o próximo mais feliz. Analise se a sua interferência não é baseada apenas no que você acha é que melhor para os seus hábitos, porque somos diferentes, temos sonhos e estilos de vida diferentes, então nem tudo que é bom para você pode agradar e sanar as necessidades do outro.

Não se preocupe, as más influencias tendem a se afastar

É natural nos preocuparmos em não ser coniventes com atitudes e opiniões que não vão de acordo com o que achamos correto. Quando amamos alguém que está tomando atitudes que prejudicam os outros ou tem pensamentos pessimistas alimentados por sentimentos menos puros, mostre que não concorda com essas posturas se aproximando ao invés de se afastar. Ofereça ajuda, mesmo que de forma indireta, para evitar conflitos.

Se a pessoa não quiser ajuda ou a discrepância de sentimentos e moralidade entre vocês for muito grande, o afastamento será natural, mas você terá feito um bem para você e para o próximo, respeitando a si e aos outros.

Todos podem nos encantar, desde que permitamos

Todos podem nos encantar, desde que permitamosImagine uma bela flor. O que acontecerá caso ela seja colhida? Ela gradativamente perderá sua vitalidade e morrerá. O que acontece quando tentamos mudar as pessoas para que elas sanem nossas necessidades pessoais e carências é o mesmo.

O príncipe encantado dos livros , o galã da novela, mulheres consideradas perfeitas apenas pela aparência , as resenhas sobre filhos perfeitos que ajudam em casa, tem ótimas notas e nunca foram adolescentes confusos: todos são ficção.

Isso não quer dizer que as pessoas na sua vida não sejam maravilhosas exatamente como são. Ninguém é perfeito, todos nós erramos. O importante é sempre tentarmos acertar e encararmos os erros como lições e alertas, além de sempre buscarmos sermos o melhor que pudermos para quem amamos e para a sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *