Aplicativos de Leitura Dinâmica: Vantagens e Desvantagens!

Tempo de leitura: 2 minutos

As novas gerações de celulares estão lançando aplicativos de leitura dinâmica: vantagens e desvantagens. A qualidade da leitura é passível de ser aprimorada entre 5 a 8 vezes com as mudanças corretas dos paradigmas de captação das palavras dos textos.

Aplicativos de Leitura Dinâmica: Vantagens e Desvantegens!

Aplicativos de Leitura Dinâmica: Vantagens e Desvantagens!

Quem conhece a leitura dinâmica sabe o quão eficiente ela é. Afinal, em pouco tempo dá para aprender a ler em menos de 30 segundos um texto que levaria dois minutos para ser compreendido, por exemplo.

Pensando nisso, foram lançados recentemente aplicativos e sites que reproduzem essa técnica, ajudando usuários a ler livros digitalmente de forma mais rápida.

Alguns aplicativos já estão disponíveis no mercado e prometem uma leitura finalizada em segundos. Por meio de uma sequência rápida e no mesmo lugar, a técnica acaba suprimindo a necessidade de movimento dos olhos e a vocalização mental, que podem desacelerar a leitura.

O ReadMe!, por exemplo, está disponível para Android e iOS e possibilita aos usuários controlar o ritmo de leitura de 50 para 1.000 palavras por minuto.

Criado pela Spritz, empresa sediada em Boston que criou a tecnologia de leitura rápida, o ReadMe! só não trabalha com e-books que vêm com restrições de compartilhamento.

O Velocity – Speed Reader é outro app do gênero. Ele usa um método chamado “Rapid Serial Visual Presentation”. E promete uma velocidade de até 1.000 palavras por minuto. São mostradas de maneira rápida e individual no centro da tela. No Velocity, é possível abrir artigos e documentos da web, Instapaper, Pocket, entre outros.

O ReadQuick, assim como o Velocity, é compatível com Pocket, Readability e Instapaper. Provido de um navegador interno, ele possibilita abrir os links armazenados na área de transferência do iOS.  Coloca ainda diversos sites à disposição do usuário diretamente na interface, permitindo o compartilhamento do desempenho nas redes sociais.

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens oferecidas por esses apps estão a capacidade de fazer com que a pessoa consiga dobrar a velocidade de leitura digital sem perder a compreensão. E a possibilidade de deixar de utilizar um guia físico, como a mão ou um lápis.

Apesar de proveitosos em alguns aspectos, os aplicativos apresentam uma desvantagem pontual. Nem tudo o que lemos encontra-se disponível em formato digital. Além disso, a exibição em velocidade fixa pode acabar fazendo com que o leitor se atrapalhe. E dê mais atenção a alguns trechos em detrimento de outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *