Aprenda com os outros

Tempo de leitura: 2 minutos

Diariamente confrontamos diversas situações que exigem nossa flexibilidade e compreensão para uma mediação pacifica e assertiva.

Contudo, os nossos valores e concepções devem nos orientar para a tomada de decisões justas, dando a cada um que lhe é devido e respeitando a opinião alheia.

É fundamental sermos fieis ao que acreditamos e ao que somos, mas o sábio sabe apresentar seus pontos de vista sem impô-los, respeitando e deixando todos ao seu redor confortáveis com suas próprias crenças e características pessoais além de sempre tirar as melhores lições de todas as situações vividas.

Estar preparado para aprender com as pessoas ao nosso redor é um processo inevitável para o nosso melhoramento como seres humanos.

Respeite a opinião alheia

Cada um tem uma história de vida e desenvolveu suas crenças de acordo com as experiências vividas. Tente compreender que os outros tem histórias e condições de vida diferentes das suas e por isso pensam diferente. Veja isso como algo saudável, porque o mundo não evoluiria se todos pensássemos da mesma maneira e quiséssemos trilhar os mesmos caminhos da mesma forma.

Se um amigo ou colega de trabalho lhe propuser soluções para um problema, avalie se ela é boa e viável para a resolução da questão e mesmo que você não concorde, lembre-se de que ela foi dada na tentativa de te ajudar.

Aprendizado nunca é demais

Todos nós temos o que ensinar e muito mais para aprender. Sendo assim, esteja disposto e aberto para aprender com os outros e também a dividir ensinamentos.

Nem todos gostam de longos discursos sobre as experiências de vida, mas uma tarefa compartilhada no trabalho, uma dica ou sugestão de uso de um produto, lugar para frequentar ou cursos para fazer são ótimas opções para compartilhar conhecimento.

Trabalhe suas posturas e atitudes

Por melhor pessoas que sejamos, sempre temos características a serem aprimoradas e desenvolvidas. Caso alguma característica de um amigo ou conhecido lhe incomode, analise se você também não se comporta dessa forma ou já se comportou assim em algum momento. Se sim, procure corrigir essa atitude em você.

É importante termos atitudes de amparo e entendimento com todos ao nosso redor, procurando sempre o intercâmbio de conhecimento que nos fará seres humanos cada vez melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *