[Infográfico] Apresentações Profissionais – 6 Passos Infalíveis!

Tempo de leitura: 2 minutos

Veja como é fácil e rápido sentir-se pronto para realizar apresentações profissionais.

Apresentações profissionais atraentes, nas quais os participantes permanecem focados e interessados são sempre realizadas com naturalidade, tal como uma conversa agradável com os amigos.

Senior business man during a training with his colleagues

Mas qual é o segredo? Assim como não decoramos uma conversa previamente, os palestrantes que com presença marcante não memorizam um texto para expor, possuem tão somente um organograma claro das ideias a serem apresentadas.

Quais são os 6 Passos Essenciais para realizar Apresentações Profissionais:

  • Conhecer o assunto: é profundamente animador ouvir orador que conhece o assunto em profundidade. Usa os termos específicos com clareza e adequação. Pesquisa em fontes confiáveis e sabe transformar a enxurrada de conceitos e argumentos em metáforas, gráficos e imagens de fácil compreensão.
  • Definir público alvo: saber exatamente as dores dos ouvintes, o que precisam ouvir, quais as suas crenças dominantes – torna possível a adequação da linguagem, exemplos assertivos e adequação dos conceitos.
  • Elaborar brain-storm: simplesmente escrever em forma de palavras-chave tudo o que conhece sobre o assunto, sem se preocupar com a sequência lógica. Você ficará surpreso com o quanto conhece sobre o assunto. Caso necessário, realize pesquisa complementar e fontes específicas e confiáveis.
  • Organize seus argumentos (elabore o mind map): realizar um passeio com o rodeiro claro, permite-nos curtir cada etapa com tranquilidade. O mesmo ocorre com o roteiro de uma apresentação – ideias soltas são frágeis, inexpressivas e dispersivas. Porém, argumentos estrategicamente posicionados, têm alto poder de entendimento, retenção e persuasão.
  • Interiorize seus argumentos-chave: os ouvintes ficam inseguros diante de um expositor que precisa consultar inúmeras vezes seus apontamentos para lembrar a sequência dos argumentos. Livre-se do power point. Quem precisa se projetar em uma apresentação não são as telas, mas o orador.
  • Argumente ao cérebro / conecte-se ao coração: a sequência lógica dos argumentos e a clareza dos termos é a linguagem do neocortex (razão); os movimentos corporais, a modulação da voz e as micro-expressões faciais criam conexões emocionais (coração) . Ao conseguir sensibilizar esses dois órgãos dos seus ouvintes o orador por estar certo que sabe realizar apresentações profissionais.

Quer saber como se faz isso? Acompanhe os 6 Passos Infalíveis no Infográfico – Tutorial abaixo.

Apresentações Profissionais

As teorias sempre nos parecem complexas. Mas não é o muito saber que nos torna expert, mas o muito fazer é o que nos torna imbatíveis.

Basta lembrar de 6 Passos:

  1. Conhecer o assunto
  2. Público alvo
  3. Brain storm
  4. Mind map
  5. Interiorizar
  6. Conectar

Valorize seus conhecimentos, torne suas apresentações profissionais. Na próxima oportunidade de se expor em público mostre todo o seu potencial.

Para conhecer detalhes desse treinamento, clique abaixo.

Apresentações Profissionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *