Apresentando um projeto próprio no trabalho

Tempo de leitura: 2 minutos

Apresentando um projeto próprio no trabalhoVocê finalmente ganhou mais espaço e confiança na empresa em que trabalha e terá a oportunidade de expor as suas ideias. Para isso, você precisará de desenvoltura para apresentar a sua proposta de forma objetiva, mas antes, terá que confiar em você mesmo!

Garanta o domínio do conteúdo

Pesquise, monte e prepare a apresentação do seu projeto de forma organizada para facilitar o seu manejo com as informações e com possíveis dúvidas que possam surgir durante a apresentação.

Tenha sempre um material de apoio

Se perdeu no que estava falando?
Calma, você preparou um material de apoio (que pode ser desde uma apresentação digital, planilhas, cartazes ilustrativos, etc) e ele servirá de guia. Acompanhe-o e fique atento para não se desviar do foco e fazer comentários em excesso.
Se achar útil, faça um pequeno roteiro e deixa-o em mãos. Tenha em conta que tanto uma apresentação de slides como anotações servem mais como um lembrete porque você precisa saber o que vai falar, a ordem das ideias e como falar, só assim você transmite segurança e credibilidade para os seus ouvintes.
Você também pode  treinar sua capacitade de memorização e domínio do conteúdo através exercícios.

Seja conciso

É importante transmitir o conteúdo de forma clara e objetiva, para que todos possam entender com facilidade.
Você já deve ter falado outras vezes para grupos de pessoas, mesmo que menores, ou já defendeu suas opiniões em particular para o seu chefe.  Se mesmo assim o nervosismo te deixar inseguro, você pode procurar um curso de oratória, que irá ajudá-lo a se expressar cada vez melhor em público.
Reflita sobre o tipo de informação que os seus ouvintes preferem e como tornar mais evidente para eles os benefícios do seu projeto. Cuidado para não dispersá-los com informações desnecessárias ou irrelevantes. Vá direto ao ponto. Uma estratégia é você comentar um problema e então falar como o seu projeto é a solução, isso mostra de forma prática porque as pessoas devem investir na sua ideia.

E na hora da apresentação, pense em todo o tempo que foi dedicado a esse projeto, no quanto acredita na sua proposta, pois a primeira pessoa que precisa estar confiante no projeto é você mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *