Benefícios da leitura dinâmica na terceira idade

Tempo de leitura: 2 minutos

leitura-terceira-idade.fw

A leitura é uma atividade aconselhada a qualquer pessoa, das mais diversas faixas etárias. Essa prática, além de fornecer novos conhecimentos e informações, contribui também para o melhor funcionamento do cérebro. Esse exercício mental produz melhoras na memória, no reflexo e na própria construção das ideias e pensamentos. Por isso, deve ser treinado e executado na rotina, principalmente no caso da terceira idade.

Uma das principais doenças que afetam a população acima de 65 anos, o Alzheimer pode ser combatido com a prática da leitura diária. A Universidade do Kentuchy (EUA) divulgou já em 2001 os resultados de uma pesquisa realizada desde 1986 com 678 freiras. Os dados demonstraram que, apesar de não conseguir evitar a doença, a vida intelectual e um alto nível educacional protegem o sistema nervoso dos efeitos destrutivos por ela causados.

Segundo a Associação Internacional da Doença de Alzheimer, em 2010, foram registradas 35,6 milhões de pessoas que convivem com esse mal em todo o planeta. O número pode chegar a praticamente o dobro em 2030, segundo estimativas. O agravante está justamente em ausência de políticas públicas para conter essa chamada “crise de saúde pública”, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Benefícios da leitura dinâmica para a melhor idade

Os motivos para inserir a leitura na rotina da melhor idade são mais do que estimulantes. Para aproveitar melhor os conteúdos, os cursos de leitura dinâmica produzem um novo contato com os textos, aprimorando a prática e produzem um maior entendimento e interpretação, auxiliando também no exercício mental. Isso porque esse hábito auxiliará em uma análise mais rápida e profunda do conteúdo.

E esses cursos podem ser frequentados pelas mais diversas faixas etárias, não impondo limite de aprendizado. Afinal, essa decisão pode ser tomada a qualquer momento e auxiliar profundamente nas demais áreas da vida e não somente nos estudos. O dinamismo proporcionado faz com que o cérebro passe por uma “academia” e se torne mais preparado para estar bem em qualquer fase da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *