Cinco novas profissões que estarão em alta em 2015

Tempo de leitura: 2 minutos

Profissões

O ano já começou e o cenário de incertezas da economia traz uma dúvida para muitos empregadores e trabalhadores no geral: quais são as grandes oportunidades profissionais para 2015? Afinal, é preciso se preparar diante da menor quantidade de investimentos e maior controle financeiro por parte das empresas.

Abaixo, você conhecerá quais as cinco profissões relativamente novas que os especialistas enxergam com boas perspectivas para esse ano. Confira!

Arquiteto corporativo

Profissional encarregado de compreender todas as camadas tecnológicas da empresa, desde a infraestrutura até os negócios, o arquiteto corporativo analisa requisitos, padronização e governança entre as camadas, gerando otimização dos processos e redução dos custos.

Formado em tecnologia e, na maioria, com pós-graduação ou MBA em Negócios, o arquiteto deve ter raciocínio lógico, pensamento analítico e conhecimento em metodologias como TOGAF, SOA, ITIF, BPMN e COBIT.

Cientista de dados

Responsável por desenvolver algoritmos matemáticos que irão proporcionar melhor desempenho das empresas, o cientista de dados consegue, a partir das plataformas de Big Data, compreender as tendências de mercado e o comportamento do consumidor e recepção do mercado diante de algum fato/campanha de marketing.

Formado em Estatística, Matemática ou Engenharia da Computação com Mestrado em Computação Distribuída ou Matemática Aplicada, o profissional dessa área precisa, além de estar preparado para cálculos matemáticos e estatísticos, possuir visão de negócio para alinhar os conceitos da tecnologia à uma aplicação prática nas empresas.

Desenvolvedor mobile

Esse tipo de profissional, ainda novo no mercado, desenvolve aplicações para sistemas móveis (smartphones e tablets) segundo a demanda dos arquitetos de software. Formado em Tecnologia, o desenvolvedor mobile deve ter profunda experiência para lidar com ferramentas como Java, C, J2EE, C++ e frameworks.

Gerente de novos negócios

Esse tipo de gerente tem como função prospectar e liderar projetos de novos negócios a fim de atrair novas fontes de receita, gerar contratos ou prospectar negócios em setores de mercados não explorados. O fato de ele se comunicar bastante exige que ele fale bem (uma excelente ideia de aperfeiçoamento é a realização de um curso de oratória).

Como a economia não está 100% estável, o que torna o mercado desafiador, a área de vendas ganha grande importância na geração de novos negócios para as empresas e gestão de vendas fundamentada no portfólio de produtos, serviços e carteira de clientes.

Gerente de tecnologia da informação

Responsável por implementar sistemas mais rápidos e baratos de acordo com as necessidades da empresa, o gerente de tecnologia da informação tem papel importante dentro da empresa, uma vez que ajuda a melhorar o desempenho, reduzir os custos e aumentar o lucro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *