Como a timidez pode interferir em entrevistas de emprego?

Tempo de leitura: 1 minuto

Entrevista

Uma entrevista de emprego sempre será um momento importantíssimo na vida de qualquer pessoa. São apenas alguns minutos para demonstrar todo o seu potencial profissional, além de transmitir segurança e firmeza durante os questionamentos feitos pelo selecionador.

Em muitos casos, é possível que haja uma única entrevista em todo o processo seletivo, o que torna esse momento ainda mais crucial para demonstrar suas habilidades. Em outros tantos, a empresa pode promover dinâmicas em grupo e o candidato terá de mostrar versatilidade e habilidade para falar diante de muitas pessoas, e precisa se destacar entre elas.

Para os indivíduos naturalmente tímidos, o nervosismo e as expectativas envolvidas na entrevista podem prejudicar a desenvoltura do candidato, justo na hora em que ele mais necessita mostrar todas as suas qualidades e competência.

A timidez não é necessariamente um defeito, mas no ambiente corporativo ela pode transmitir insegurança, falta de confiança em si mesmo ou até dar a entender que, em um momento de pressão, o candidato não será capaz de agir prontamente. Além disso, um tímido pode correr o risco de não transparecer toda sua capacidade e talentos, e não conseguirá se destacar entre os outros candidatos.

Contornando as barreiras da timidez

A timidez é um aspecto que pode ser trabalhado e deixar de ser um empecilho tanto no momento da entrevista quanto no desenvolvimento das atividades profissionais. Algumas causas da timidez podem estar relacionadas ao receio que as pessoas tem em relação às críticas, por exemplo.

Por esses motivos, realizar atividades que desenvolvem o raciocínio rápido e a desenvoltura, como o curso de oratória, ataca diretamente as barreiras psíquicas que podem estar bloqueando a desenvoltura e a confiança das pessoas tímidas. Além disso, começar a treinar e melhorar a habilidade de comunicação trará bons frutos para todas as esferas dos relacionamentos sociais, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Comece agora a superar os obstáculos que o separam de mundo exterior e revele o melhor de você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *