Como aprender com erros e frustações

Tempo de leitura: 2 minutos

Como aprender com erros e frustaçõesÉ comum tomarmos algumas atitudes no calor das emoções ou ter um comportamento do qual podemos nos arrepender dias, meses ou anos depois. O famoso “chorar pelo leite derramado”.

Muitas vezes, somos impulsivos e agimos sem pensar. Todo mundo erra, é natural do ser humano. O que muitas vezes não nos damos conta é que o  arrependimento é o primeiro passo para aprendermos com nossos erros e não cometê-los novamente no futuro. O problema é quando o arrependimento se torna uma constante lamentação e passa a diminuir a alegria de nosso dia a dia. Supere: o que passou, passou! Um novo dia chegou, é hora de tocar a bola pra frente e não ficar chorando pelo leite derramado, isso não irá resolver seus conflitos.

Seja maduro, tenha humildade

 Se você reconhecer que fez algo que não deveria ter feito, não seja orgulhoso: admita o erro e peça desculpas. Diálogos existem para que pessoas maduras possam se resolver. Se a relação que você tem com essa pessoa for realmente verdadeira, com certeza ela irá te perdoar. Mostre que a amizade de vocês é muito importante, mostrando tudo de bom que vocês já fizeram um pelo outro e faça-a entender que isso foi um equívoco e que essa situação não irá se repetir.

 Pense e repense onde você quer chegar com suas atitudes

 Sim, é possível evitar que o “leite se derrame”. Precisamos sempre refletir o que queremos com nossas atitudes e palavras. Se você sabe que determinada pessoa vai ficar triste com um comentário ou comportamento seu, até que ponto há a necessidade de falar ou agir assim? Será que é realmente importante dizer ou fazer algo que poderia ser evitado? Veja se isso irá mudar ou acrescentar algo na vida de alguém.

Se estiver numa discussão importante, controle-se para não falar o que não deve e apelar até onde puder para ter a razão do seu lado. São nessas horas que trocamos os pés pelas mãos e um sinal de autodomínio é não agir de modo impulsivo.

Não se martirize, nem se culpe eternamente!

 Quando cometemos algo que não foi muito positivo e nos damos conta disso, podemos deixar esse sentimento de culpa dominar nosso coração por um tempo, chegando até a duvidar de quem realmente somos. Levante-se! As pessoas que te amam de verdade sabem quem você realmente é. E elas estão do seu lado sempre, acompanhando tudo de iluminado e bom que você já fez na sua vida. Como dito anteriormente, erros servem para nos ensinar. Por isso, aprenda e viva feliz, contente, porque com certeza, a cada dia, temos oportunidades de provarmos, a nós mesmos e aos outros, o quão bom e especial nós somos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *