Como controlar a ansiedade

Tempo de leitura: 3 minutos

Como controlar a ansiedadeansiedade funciona como um sinal de alerta para o nosso organismo focar as energias em determinada atividade. Quando desejamos cumprir rápido nossas tarefas ou atingir nossas metas, muitas vezes entramos em um estado de ansiedade.

Se direcionarmos corretamente essa força de vontade, organizando-nos e inserindo novos hábitos ao nosso cotidiano, conseguiremos realizar tudo o que propomos sem nos desgastarmos e com muita calma e paciência, alcançaremos resultados melhores e duradouros.

Defina uma lista de prioridades

Buscar os filhos na escola no horário certo, pagar as contas do mês ou entregar o relatório do trabalho são tarefas que exigem dedicação, mas que não precisam gerar ansiedade.

Se você diariamente se organizar tendo em vista quais são as suas tarefas mais importantes do dia, observará que sobrará tempo para realizar outras atividades de lazer e o mais importante, sem estar com a mente funcionando em função de algum trabalho que ainda não foi concluído.

Pense a longo prazo

Ao pensarmos em nossas prioridades, provavelmente os nossos desejos imediatistas podem vir à nossa mente, todavia o caminho para a realização do que almejamos é que deve ser colocado como prioridade e para isso é importante pensarmos em longo prazo. Por exemplo, se o que você mais quer é trocar de carro ou comprar uma casa própria, a sua prioridade é, na verdade, trabalhar o necessário para realizar esse desejo. Enxergue os meios para a realização dos seus sonhos.

Organize-se antecipadamente para suas atividades

Pessoas organizadas dificilmente se encontram em momentos apressados, porque elas se preparam antecipadamente para evitar imprevistos de última hora. Siga esse exemplo.
Se você tiver uma reunião marcada às nove horas da manhã, administre seu tempo para dormir cedo na noite anterior e evite alimentos pesados na refeição que anteceder a reunião, para evitar qualquer tipo de mal estar ou indisposição.

Além disso, repasse as pautas do que será apresentado no dia com antecedência, pois dessa forma você se sentirá mais seguro e preparado ao já ter memorizado o conteúdo.

Reserve tempo para atividades de lazer

Nada como realizar atividades que você gosta para relaxar e renovar as energias. Convide os amigos para sair, vá ao parque com a família ou dedique tempo a você mesmo praticando exercícios relaxantes e terapêuticos, como meditação, ioga ou algo que tenha mais haver com a sua personalidade.

Tenha consciência na hora das decisões

A ansiedade comumente se encontra atrelada à indecisão. Nós passamos a tomar decisões de forma assertiva a partir do momento em que definimos o que realmente queremos.
Então, ao se deparar com uma situação que exige que você assuma uma postura, respire e pense no que é melhor para você, com o que você concorda e nas suas preferências e valores. Por exemplo, ao ter que dar a sua opinião no trabalho, seja você mesmo, não se esqueça que você está ali para agregar ao ambiente e que para isso as opiniões diversificadas são importantes.

Já se você estiver indeciso entre comprar a camiseta azul ou amarela, imagine-se usando a camiseta. Avalie com qual você se sentirá mais confortável e qual combina mais com seu estilo de vida.
O mais importante é fazer uma escolha por vez e sempre ter em mente que não existem escolhas melhores, existem as escolhas mais adequadas para cada situação.

Se mesmo assim você continuar se sentindo desconfortável ou não encontrar razões que justifiquem a sua ansiedade, saiba que você merece viver com mais tranquilidade. Sendo assim, um profissional da saúde, como um psicólogo, pode orientá-lo para que você alcance um controle maior e estabeleça um cotidiano mais saudável.

O importante é lembrar que a calma está ao alcance de todos. Ela se desenvolve em consequência da nossa reorganização e da instauração de novas formas de pensamento diante das nossas atividades diárias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *