Como cultivar e manter amizades duradouras

Tempo de leitura: 3 minutos

Como cultivar e manter amizades duradourasA amizade faz com que nos esforçamos a cada dia para sermos uma pessoa melhor. Ela nos engrandece. Encontramos em nossos amigos um porto-seguro, são os grandes amigos que se destacam em nossas vidas como os personagens principais de nossas melhores histórias. Por isso, é preciso saber cultivar e manter amizades duradouras.

Não tenha vergonha de demonstrar carinho e admiração por alguém

Por muitas vezes, temos vontade de dizer a algumas pessoas o quanto elas são especiais em nossas vidas. No entanto, ficamos com receio, não nos sentimos à vontade, ou até mesmo ficamos com vergonha de dizer palavras de afeto àqueles que queremos bem.
Manter isso com a gente é como trancar energias positivas dentro de nosso peito e isso não faz sentido: sentimentos bons devem ser compartilhados.
Deixe as pessoas saberem o quanto elas são importantes para você. Palavras boas geram palavras melhores ainda e mantém o conforto, respeito e a verdade em qualquer relação.

Controle o orgulho e baixe a guarda

Todos nós temos a nossa personalidade e a nossa opinião. E isso é importante. Se você não tem uma posição na vida, quem é você? – porém, não podemos deixar que isso nos transforme numa pessoa orgulhosa. O orgulho muitas vezes te deixa lá em cima e depois te abandona, largando você sozinho.  Justamente pelo fato das pessoas serem tão diferentes, às vezes podem acontecer certos desentendimentos. Entretanto, é essa mesma diferença que faz da amizade uma relação de aprendizado e ensinamento. Por isso, não hesite em procurar um amigo após uma discussão ou uma briga para tentarem se resolver – diálogos servem para isso.

Em muitos momentos, queremos que o outro admita que está errado e vice-versa. Mas a troco de quê? Apenas aceite uma opinião contrária a sua sem entrar em detalhes de quem errou ou não. Você é maior do que tudo isso, passe por cima e deixe o orgulho de lado.
Se uma pessoa te magoou, lembre-se das coisas boas que ela também já te proporcionou e pense se vale a pena terminar uma amizade por isso. Somos humanos, todos erramos, por isso julgar a atitude de alguém, em alguns momentos, pode parecer um falso-moralismo. De fato, brigar com quem gostamos realmente é ruim, mas não há preço que pague a sensação que sentimos nos momentos de reconciliação. É algo puro, íntegro,  honesto e que nos traz uma paz inexplicável.

Use a tecnologia a seu favor

amizadesCom a Internet, Redes Sociais, E-mails e Skype, manter o contato com quem está longe é simples e está ao nosso alcance. É lógico que eles não substituem aquele abraço, aquela visita, etc. Mas pelo menos, resolvem parcialmente o problema. Se você realmente sente falta de algum amigo que está distante, tente usar a tecnologia a seu favor para não perder o contato. Conte as novidades, pergunte como estão as coisas. É importante saber como anda a vida dessas pessoas que são especiais para você.  Acompanhar as suas conquistas faz com que a amizade de vocês esteja sempre atualizada e permite que vocês estejam sempre em sintonia, não deixando o tempo esfriar uma relação que sempre te fez bem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *