Como defender com sucesso seu TCC, TGI ou TFG

Tempo de leitura: 3 minutos

TCC

Depois de alguns anos estudando para graduação, pós graduação, doutorado ou MBA, chega o momento de apresentar o trabalho de conclusão de curso. O formato do projeto a ser apresentado é relativo ao tipo de especialização cursada e área de atuação, mas independente de como será feita esta entrega final – seja uma monografia, maquete ou apresentação oral e visual – o nervosismo é um fato natural proveniente da ansiedade em finalizar esta grande etapa da vida educacional.

Saiba como enfrentar este momento da maneira mais equilibrada e organizada possível.

Conclusão do projeto

Deixe esta ideia clara em mente: realizado em grupo ou individualmente, você foi parte deste projeto desde o início. Você esteve presente em todas as etapas, decisões, pesquisas e criações, ou seja, você, de fato, domina o conteúdo: o conhece de trás para frente por tê-lo destrinchado e adaptado ao máximo durante estes últimos meses de curso para que ele se encaixasse perfeitamente na tese que você defende.

Em função desse domínio, sinta-se seguro. Você saberá improvisar, saberá responder as perguntas dos professores e alunos que forem assistir a sua apresentação ou que acompanharem o processo de finalização do seu projeto.

Caso mesmo assim você identifique em si mesmo uma dificuldade maior em controlar a ansiedade (o que pode gerar os chamados “brancos”), você pode optar por um curso de leitura dinâmica, que serve de grande auxílio para os que precisam de um suporte extra para se sentirem cem por cento confiantes quando o grande momento chegar.

Apresentação

Ter uma boa noite de sono, alimentação equilibrada e respirar fundo quando a hora chegar. Essas dicas, por mais simples que pareçam, são importantíssimas para uma boa apresentação. Você pode até arriscar passar toda a madrugada anterior ao dia de entrega final do seu projeto fazendo os últimos ajustes, decorando as falas da oratória que está por vir e imaginando quais perguntas podem ser feitas pelos orientadores, mas agindo desta forma você perde momentos preciosos de descanso mental, que é necessário para que seu cérebro transforme as informações processadas no dia anterior em memórias de longo prazo.

De que adiantará permanecer em um turbilhão de conteúdos até algumas horas antes da sua apresentação e quando chegar o momento de falar misturar todos os dados porque você estava sobrecarregado?

Descanse, relaxe o corpo, realize uma meditação antes de iniciar a sua oratória e mantenha a calma. Se a sua maior dificuldade se encontra nessa etapa, um curso de oratória pode ser a solução para você se sentir mais preparado: além de trabalhar estes aspectos emocionais anteriores ao grande momento, ele lhe auxiliará a realizar um discurso linear, que facilitará aos ouvintes o entendimento exato da mensagem que você deseja passar, de forma objetiva e clara.

Seja a transformação do mundo

Enfim, acabou! Você finalmente levou o diploma para casa e está gritando ao mundo que está formado. Este é o momento de mostrar que o curso escolhido, além de agregar conhecimento a sua vida e lhe direcionar para a carreira profissional, também lhe transformou como ser humano.

Ao finalizar esta etapa da sua existência, lembre-se dos momentos que passou enquanto estudava, das amizades que construiu e irá manter, das lições de vida que saíram das salas de aula e lhe tornaram uma pessoa melhor, com mais habilidade de lidar conflitos pessoais.

Agora é o momento de ser grato pela oportunidade tida, pelas experiências vividas e usar da melhor forma possível todos os ensinamentos aprendidos, fazendo do mundo um lugar melhor todos os dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *