Como lidar com a mágoa

Tempo de leitura: 3 minutos

Como lidar com a mágoaUm dos sentimentos que mais pode nos impedir de maiores avanços pessoais e profissionais é a magoa.

Uma pequena chateação pode virar algo maior se não tratarmos de resolvê-la logo. Sendo assim, é importante buscarmos formas eficientes de nos comunicarmos com os outros e soluções práticas para começarmos a alimentar em nós o crescimento apenas de sentimentos enriquecedores, que proporcionem a nossa transformação em pessoas cada vez melhores.

Entenda a mágoa

A magoa é um sentimento que se instala aos poucos, chega despercebido e quando você nota, já tem dificuldades em tolerar alguém.
Todo esse processo pode ser evitado, desde que você entenda que esse sentimento é uma reação sua a ação do outro, sendo assim, ela pode ser mudada para que você lide melhor com as situações.

Imagine-se fora do conflito

Da próxima vez em que um amigo, colega de trabalho ou parente tomar alguma atitude que não lhe agrade, procure pensar na proporção da sua chateação e se ela condiz à situação.
Um bom exercício para conseguir fazer isso, é tentar se imaginar fora do conflito.
Se você teve uma discussão com um amigo querido, procure não tomar nenhuma atitude precipitada no calor do momento e se esforce para ver a briga como se você não fizesse parte dela e querendo o bem dos dois envolvidos igualmente.

Com essa técnica você passará a medir mais as suas palavras e entenderá que às vezes, independente de você estar certo ou não, algumas situações podem ser contornadas com boas conversas sinceras e carinhosas, sem disputas, e deixando a vaidade de lado.

Exercite sua compreensão

Às vezes esquecemos que nossos amigos, colegas e parentes pensam e vivem de modo diferente de como nós pensamos e vivemos. Quando um parente lhe chatear com uma decisão, postura ou comentário considere a personalidade e o estilo de vida dele.
Lembre-se que os conselhos de pessoas que nos querem bem são dados com a melhor das intenções, mesmo quando mal colocados. Sendo assim, procure não se ofender e tirar a melhor lição possível da situação.

Cuidado com as expectativas

Outro tipo de mágoa comum é a que se desenvolve quando algo acontece diferente do que esperávamos.
A verdade é que muitas vezes colocamos expectativas demais sobre as pessoas que amamos e por mais que eles se importem com a gente e nos queiram muito bem, eles não conseguem supri-las.
Isso porque só quem pode fazer com que as nossas necessidades sejam supridas somos nós mesmos. Nossos amigos, cônjuges e familiares são nossos companheiros para nos acompanharem na jornada da vida, mas a realização dos nossos sonhos, sejam pessoais ou profissionais, depende de nós mesmos.
Analise as situações uma a uma e garanta que haja respeito e consideração das necessidades de ambos os lados.

O mais importante é usar uma regra geral para todas as vezes que você se chatear com alguém: converse, procurando entender o outro e defender os seus sentimentos sem ofendê-lo.
E se lembre de que lidando de forma assertiva , você apenas melhorará e fortalecerá as suas relações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *