Como lidar com a opinião dos outros a seu respeito

Tempo de leitura: 3 minutos

Como lidar com a opinião dos outros a seu respeitoDesde pequenos ouvimos conselhos do tipo: “não ligue para o que os outros pensam de você”.

Sem dúvidas é importante conservarmos e defendermos a nossa individualidade e a nossa liberdade de expressão, todavia, com o passar do tempo entendemos que o que os outros acham, mesmo que de forma equivocada, pode sim afetar a nossa vida e por isso mesmo é importante sabermos nos posicionar em situações nas quais a opinião que os outros têm de nós pode interferir na conquista dos nossos objetivos.

É importante ter em mente que o que pensam de você não define o que você é. Entretanto, opiniões positivas a seu respeito podem alavancar a sua carreira e sem dúvidas aumentar e melhorar o seu círculo de relacionamentos.
Também vale a pena ouvir as críticas porque algumas vezes elas podem retratar uma verdade que desconhecemos sobre nós mesmos, desse modo podemos fazer da crítica um instrumento de crescimento e melhoria pessoal.

Entrando no mercado de trabalho

Cada empresa possui um perfil. Esse perfil é refletido na representação da marca da empresa, na forma que as tarefas são delegadas, na decoração do escritório e, por conseguinte, no perfil dos próprios funcionários.
Uma empresa mais formal exigirá uma postura mais formal de seus funcionários, não só na apresentação do trabalho, mas também na forma com que o funcionário se apresenta, como nas roupas, atitudes e comportamentos.
Se adaptar a esse cenário faz parte da sua função e é sinônimo de respeito pelo local e pelas pessoas com quem você trabalha.
Por mais que muitas vezes trabalhar de terno e gravata não seja o seu perfil, seja flexível e não permita que isso se torne um obstáculo para a sua ascensão profissional.

Converse

Muitas vezes, algumas pessoas formam impressões errôneas a respeito de alguém por falta de comunicação.
Se você percebeu que alguém no seu trabalho ou no seu grupo de colegas está lhe tratando de modo diferente, antes de tomar qualquer atitude ou de você mesmo começar a formar opiniões equivocadas, procure conversar com esse colega.
Aborde-o falando sobre como você está se sentindo e dizendo que você quer estabelecer um bom convívio entre vocês dois.

Aprenda a ouvir mais do que falar

Nascemos com dois ouvidos e apenas uma boca. A proporcionalidade estabelecida naturalmente já representa que devemos ouvir mais e falar menos.
Se pessoas próximas a você têm entre si relacionamentos conturbados e ambas as partes desabafam com você, escute, se possível aconselhe, mas não tome partido.
Saiba guardar para si opiniões próprias de problemas que não condizem a você e não seja adepto do famoso “leva e traz”, ou seja, guarde para si confissões que lhe fizeram com tanta confiança.
Preserve suas amizades e ampare todos os amigos com afeto, respeito e consideração.

Independente da opinião alheia procure sempre ser e fazer o melhor que você conseguir. Esteja sempre em aprimoramento buscando ambientes, relações e objetivos que lhe impulsionem para o bem e para o sucesso e  procure agregar a todos os ambientes que você passar, respeitando a todos dos quais você compartilha a companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *