Como montar uma apresentação no trabalho ou faculdade

Como fazer uma apresentação no trabalho ou faculdadeA grande dificuldade para a maioria das pessoas não é conceber boas ideias, mas sim saber apresentá-las de maneira clara e eficiente. No trabalho ou na faculdade, sempre que temos uma grande sacada ou chegamos a resultados concretos, temos que saber mostrá-los para nossos colegas, tanto para os subordinados quanto para os supervisores ou professores. Caso contrário, podemos acabar deixando escapar de nossas mãos uma grande oportunidade de se destacar por não sabermos nos portarmos em uma apresentação.

Pensando nisso, a Methodus indicará alguns procedimentos que podem ajudar muito desde a hora da preparação de seus slides até quando for chamado a frente para fazer o seu discurso.

Dicas para criar seus slides

Para começarmos a tratar do assunto, a primeira coisa que devemos pontuar é que a apresentação é um show que deve equilibrar dois elementos: conteúdo e design. Sendo assim, é necessário cuidado para não abusar das cores, efeitos e um design super moderno e deixar o conteúdo do seu slide pobre ou mal colocado. Ao mesmo tempo o texto de um slide não pode ser um grande relatório separado em bullet points ou apenas textos digitados.

Sua criatividade é essencial na hora da construção das apresentações Powerpoint, pois elas tem a função de estruturar e transmitir a mensagem escrita de forma organizada. Segundo Martin Sorrell, um dos maiores empresários de publicidade do mundo, “quem não tem criatividade para conquistar o cliente está morto”. Nesse ponto, podemos expandir o conceito de cliente para qualquer um que você queira vender a sua ideia, podendo ser seu professor, seu chefe, seu departamento.

Então, para adequar melhor o layout de seus slides, é preciso entender a audiência a qual você precisa chamar a atenção. Com isso, você pode definir melhor a sua linguagem, a abordagem dos assuntos e também a relevância de cada um deles para cada público em específico. Porém, uma coisa é certa, todos nós somos tão bombardeados com um monte de informação por meio de diferentes mídias, que o que menos queremos é ouvir (ou ler) opiniões de senso comum, novidades antigas, apostas pessoais sem embasamento. Ou seja, não utilize informação desnecessária, o seu tempo é precioso, seja completo e conciso!

Filtre muito bem o seu conteúdo e destaque os aspectos inovadores ou mais importantes de sua proposta, pois esse é o caminho mais curto de gerar atenção na plateia e não se perder ou ficar repetitivo enquanto estiver falando. É muito interessante apresentar dados e informações que comprovem as suas palavras, pois cria um efeito de tangibilidade no pensamento dos interlocutores. Uma sequência lógica aliada à simplicidade e concisão dos textos também facilitam esse entendimento.

Dicas de como apresentar seu Powerpoint

Os dados devem ser analisados e interpretados para extrair o conhecimento, e esse sim deve ser passado em seu discurso. Aliás, é importante dizer que o número de slides ideal para a sua apresentação é o mínimo necessário para passar esse conhecimento. Entretanto, isso não quer dizer que um grande estudo que você levou meses para fazer deve ser transmitido de maneira leviana. O seu tempo é estabelecido pelo próprio público, tendo em vista a sua disponibilidade e demonstração de interesse no assunto. Se um assunto gerar atenção ou até mesmo interação por parte dessas pessoas procure aprofundá-lo, porém se as pessoas parecerem entediadas com algum assunto em específico, procure passar por ele um pouco mais rápido.

Uma dica para despertar a curiosidade do público nos primeiros minutos é começar sua apresentação pelos resultados desejados ou já alcançados aliados a uma história narrativa. Isso mesmo, gerando o clímax logo no início, fica mais fácil ser objetivo na hora de sustentar seus argumentos, e ao mesmo tempo quem está te assistindo já descobre aonde você quer chegar com tudo aquilo. Mas para tal, essa sustentação tem de estar bem estruturada, e não podemos esquecer-nos de deixar algum ponto que julgamos crucial para o gran finale.

A solução visual entra em concordância com tudo isso que falamos anteriormente. É preciso encontrar um equilíbrio entre imagens, símbolos, texto e movimento. Bom também é treinar em casa antes do grande dia, para ter toda a sequência na sua cabeça e se mostrar bem preparado e seguro diante de sua plateia. Para essas e outras informações sobre como falar em público e montar bem suas apresentações, conheça o Curso de Oratória da Methodus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>