Como se comunicar bem

Tempo de leitura: 3 minutos

Como se comunicar bemEntre as diferenças do ser humano em relação aos outros animais está a capacidade de comunicação.  Depois da elaboração de pensamentos, conseguimos transmitir ao outro o que achamos, sentimos e queremos através da fala. O que é maravilhoso e inigualável, desde que usemos essa capacidade para o nosso bem e também para o bem das pessoas ao nosso redor.

Comunicar os seus pensamentos de forma clara e assertiva é fundamental para que as suas relações se desenvolvam da melhor forma, para que a sua carreira profissional continue em crescimento e também para que você se sinta bem consigo mesmo, visto que conseguirá transmitir exatamente o que deseja e será bem interpretado.

Leve em conta quem é o seu ouvinte

Você conseguirá atingir da mesma forma ouvintes diferentes se adaptar o seu discurso .
Se você for se dirigir ao seu supervisor ou negociar em uma reunião, seja mais sóbrio, tendo cuidado com o vocabulário e também com as expressões corporais.
Se você for fazer um pedido ao porteiro do seu prédio ou com um colega do trabalho, um tom mais descontraído além de ser aceitável até facilita a comunicação entre vocês, ao criar uma familiaridade, deixando todos mais a vontade.

Expressões corporais dizem muito

Nós também falamos com o corpo, ao gesticularmos, sentarmos e caminharmos com determinada postura e com o nosso próprio semblante. Dá próxima vez que você for conversar com alguém, preste atenção nas suas expressões corporais e tente usá-las ao seu favor.
Se você estiver com amigos e familiares, tente ser carinhoso, abraçar e sorrir. Posturas como essa geram confiança no ambiente e facilitam qualquer conversa, seja ela fácil ou não.
Quando estiver em reuniões do trabalho, tome cuidado com o modo de sentar, de se pronunciar e com a própria aparência, como vestuário e higiene pessoal. Assim você estabelecerá um ambiente agradável e confortável para todos os presentes.

Fique longe das fofocas

É importante valorizarmos as nossas inúmeras possibilidades de comunicação sabendo utilizá-las de formas boas.
Conversar aproxima as pessoas, cria laços e intimidade, todavia, escolha assuntos que não envolvam outras pessoas. Fofocas são prejudiciais para quem faz, quem escuta e para quem é o “alvo”.  Evite se envolver em situações como essa e busque assuntos mais edificantes, mesmo quando quiser jogar conversa fora, pense antes de falar. Lembre-se, uma vez que a palavra foi pronunciada, não há volta. Sendo assim, só fale se tiver algo positivo a acrescentar.

Trabalhe a sua oratória

Expressar-se bem é um objetivo de todos e ele pode ser desenvolvido. Através de exercícios práticos você pode trabalhar um dos principais impasses para uma boa comunicação, que é a segurança. Ao nos sentirmos seguros e a vontade, conseguimos lidar com as mais diversas situações com que nos deparamos e conversar com os mais diversos tipos de pessoas. O curso de oratória oferece todo o suporte teórico e prático para que você consiga desenvolver bons discursos, apresentações e estabelecer boas conversas, ajudando na sua realização pessoal, profissional e social.

Tenha uma visão ampla

Quando queremos algo ou temos um objetivo claro, às vezes nos deixamos levar por esse desejo e esquecemos de levar em consideração as opiniões e sentimentos das outras pessoas que podem estar envolvidas na situação.
Busque sempre comunicar o que você quer e precisa da forma mais assertiva possível. Assim você manterá o ambiente agradável e sossegado para todos, sem criar desgastes desnecessários.
Procure se colocar no lugar do outro e entender as opiniões alheias, mesmo que você discorde delas. Colocando-se no lugar do outro e levando em conta seus princípios, valores, estilo de vida e preferências, você poderá encontrar uma forma mais eficiente de se comunicar com pessoas específicas e terá resultados melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *