Como se preparar para provas orais?

Tempo de leitura: 2 minutos

prova-oral.fw

Atualmente, diversos concursos públicos e outros processos seletivos realizam, além das provas escritas, uma prova oral sobre o assunto. Essa avaliação costuma ser a conclusiva, e pode excluir mesmo o candidato com melhores pontuações nas outras fases do exame.

O medo e a insegurança acabam por fazer com que muitas pessoas nem ao menos tentem participar do processo seletivo, e por muitas vezes, excelentes candidatos se prejudicam por causa do nervosismo ou por algum pequeno deslize durante a prova oral.

Por isso, trazemos algumas recomendações para a realização dessa parte tão decisiva para a realização de seus objetivos profissionais.

Dicas para um bom desempenho em uma prova oral

De um modo geral, a prova deve ser encarada com a mesma seriedade e naturalidade de uma entrevista de emprego. Além disso, domínio sobre o assunto e desenvoltura são fundamentais para o bom desempenho durante a avaliação. Confira!

Trajes: a formalidade no modo de se vestir é indispensável para transmitir comprometimento e confiança. Os homens devem optar por calças e ternos em tons sóbrios e escuros, e as gravatas não podem ter cores extravagantes e cores muito vivas, como azul claro ou púrpura. Já para as mulheres o ideal é trajar combinações tradicionais e formais, também com cores neutras. Fique de olho no comprimento da saia e evite qualquer tipo de decote ousado. A maquiagem também deve ser discreta e leve. Não use joias, bijuterias ou acessórios chamativos.

Linguagem e postura: inevitavelmente, o uso do português formal será avaliado. Esqueça termos coloquiais ou gírias como “tipo assim”, por exemplo. Falar formalmente não significa usar palavras arcaicas ou muito rebuscadas: escolha termos simples, objetivos e diretos, mas empregue-os muito bem. Mantenha uma postura calma e serena e evite explanar muito com as mãos. Tente não gesticular, mas sem ficar “travado” em frente ao avaliador.

Preparo e treino: além de estudar o assunto com afinco e profundidade, o curso de oratória é uma excelente ferramenta para o preparo de uma prova oral, já que vai ajudar o candidato a organizar seu conhecimento da maneira mais eficiente, clara e objetiva possível.  Além disso, treine muito e pratique sua fala antes da prova. Faça isso em frente ao espelho ou se grave em vídeo, e observe sua postura corporal até mesmo com os trajes da prova. Não tente improvisar na última hora!

Com conhecimento e com a prática do discurso, a prova oral deixará de ser um obstáculo em seu futuro profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *