Ensino Infantil: qual a Melhor forma de Transmitir Conhecimento aos Pequenos?

Tempo de leitura: 2 minutos

A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Assim como o adulto não é uma criança grande. O ensino infantil é totalmente peculiar tanto na pedagogia quanto no conteúdo.

Ensino infantil

Ensino Infantil!

As crianças em idade escolar têm um mundo todo a conhecer e compreender durante seu processo de aprendizado. Mas, será que nós, adultos, sabemos como transmitir conhecimento a eles?

Afinal, é nossa inteira responsabilidade dar às crianças apoio necessário para seu desenvolvimento cultural, social e intelectual. Devemos sempre nos esforçar para fazer isso da maneira mais assertiva e natural possível. Criando as bases sólidas (e insubstituíveis) da formação dos futuros cidadãos do mundo.

Sensibilidade, dedicação e participação

Para que as crianças desenvolvam seu interesse pelos estudos, e consequentemente adquiram conhecimento. A participação dos adultos é fundamental. Por mais que jogos interativos, novas tecnologias e ferramentas modernas estejam a favor do aprendizado nos dias de hoje. Nada substitui a presença humana e os estímulos dos familiares.

O primeiro passo é acompanhar de perto a rotina de aprendizados das crianças. Por mais simples que essas tarefas pareçam. É fundamental criar uma rotina em conjunto com os pequeninos para auxiliá-los nas lições de casa e acompanhar seu ritmo de desenvolvimento.

No entanto, é mais do que necessário estar envolvido com essas atividades, e não só “fiscalizar” o andamento das tarefas. Coloque-se no lugar da criança, como se aquele dever de casa também fosse o seu. Tenha empatia e paciência com o tempo gasto com as atividades e saiba elogiar e reconhecer os esforços das crianças.

Outro fator fundamental é ser um exemplo. As crianças são mais atentas e críticas do que muitos adultos habituados às regras e convenções sociais. E é exatamente por isso que elas vão estranhar cobranças que não praticadas.

Participe ativamente do aprendizado. Para tornar tudo ainda mais fácil, os pais podem optar por fazer o curso de oratória. Aprender a falar a linguagem do outro e, principalmente, desenvolver a arte de ouvir ativamente. Vai ajudar a cativar os pequenos ouvintes durante uma explicação, tornando-a inesquecível, assim como a leitura em conjunto vai aguçar sua imaginação.

Além disso, participe de brincadeiras e jogos educativos voltados à idade correta das crianças. E estimule essas atividades não só com ferramentas, como materiais escolares e jogos, mas principalmente com a sua atuação nesses afazeres.

As crianças sempre se espelharão nos adultos mais próximos. E seu envolvimento direto em suas atividades as deixarão sempre mais confiantes, dedicadas, estimuladas e ativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *