Desvendando os 6 Mitos da Gestão do Tempo.

Tempo de leitura: 9 minutos

Este texto é somente para quem está disposto a extrapolar as noções já conhecidas e básicas sobre gestão do tempo. E ir bem além das atitudes convencionais sobre gerenciamento do tempo. Ou que já tentou estratégias padrões sobre gestão do tempo e produtividade e se desiludiu.

Mitos Sobre Gestão do Tempo

Nesse texto você irá entender porque não deve priorizar tarefas, agenda e check list diários. Esses detalhezinhos até fazem sentido, mas jamais provocarão grandes resultados.

Sou filósofo e coach em Técnicas de Aprendizagem, Oratória e Gestão do Tempo. Após ter treinado inúmeras pessoas e profissionais durante 18 anos a gestão do tempo, posso garantir que vi muitas mudanças extremamente expressivas e que me dão autoridade para desmistificar os 5 Mitos sobre Gerenciamento do Tempo.

Se você quer fazer parte do grupo que recebe 5 à 8 vezes mais do que a média nacional, que trabalha 4 horas por dia e que tem tempo para cuidar da sua saúde, então esse texto é para você. Os minutos investidos na leitura atenta desse texto pouparão a leitura de muitos livros. Me acompanhe.

Você certamente já organizou agendas diárias. Já verificou como ocupa cada hora do dia. Esteve dias e dias ocupado em implementar tarefas. Já viu vídeos sobre gerenciamento do tempo e criou muita ansiedade ao final de cada mês e ano sobre os prováveis resultados. Por que tudo isso ocorreu?

Isso ocorreu porque você até agora esteve preso aos 5 Mitos da Gestão do Tempo. Este texto vai libertar você. Aprenderá que o tempo nunca vai mudar, quem precisa mudar é você. Mas precisa saber exatamente onde fazer as mudanças.

Ao entender o que é ilusão e o que realmente potencializa as 24 horas de cada dia, você terá condições de fazer profundas mudanças no gerenciamento do seu tempo.

O Mito da Agenda Organizada

Gestão do Tempo Mitos

Organizar o dia sem a visão da semana, do mês, do ano e dos próximos 5 anos apenas torna você eficiente, mas jamais eficaz.

Quando você não tem a visão clara do médio e longo prazo para sua vida pessoal e profissional, o cotidiano impõe uma série de atividades que manterá você muito ocupado, porém não produtivo.

Após uma semana, um mês, um ano apenas organizando atividades rotineiras, tais como: hora de acordar, café da manhã, ir ao  trabalho, voltar para casa, cuidar dos filhos, dormir. Fez com que você estivesse ocupado, fizesse tudo no horário certo e bem feito. Porém, não se iluda, tais atividades jamais levarão você para o próximo nível.

Mito da Gestão do Tempo

Mito da Gestão do Tempo

O foco não pode estar no tempo, mas sim na pessoa, no profissional. Administra-se a pessoa, não o tempo. O tempo não é poupável. Não podemos decidir se vamos ou não usá-lo. A única decisão que você pode tomar é como vai se organizar para aproveitar bem o tempo disponível daquele dia, daquela semana e daquele ano.

Por exemplo, quem está preso em uma cadeia, como muitos dos nossos “ilustres homens públicos”, não podem decidir como irão se organizar para otimizar os dias que lá permanecerão. Aliás, precisam encontrar maneiras de fazer com que o tempo passe o mais rápido possível, pois não podem se organizar para realizar seus objetivos. Por isso a sociedade pune com a cadeia. Porque ela entende que não ter oportunidade de realizar os objetivos pessoais e profissionais é um grande sofrimento.

O mesmo ocorre com 95% dos seres humanos. Preenchem as horas dos seus dias com atividades que os mantém presos num circulo vicioso por anos e anos seguidos. São pessoas e profissionais muito eficientes, mas jamais eficazes.

Isso ocorre porque estão focados no tempo. Preenchem o máximo possível os seus dias com tarefas. São os tarefeiros. Ocupam sempre setores táticos, jamais os estratégicos das grandes corporações.

Mito do Profissional sempre Ocupado

Mito do Profissional sempre Ocupado

Se você está trabalhando em um setor que o mantém 8 horas sempre ocupado, pense sério em largar imediatamente. Irá passar anos e anos até se desatualizar e ser substituído por profissionais que tiveram tempo para se repensar e assimilar conhecimentos novos sobre aquele setor.

É a mesma coisa que você tentar subir uma escada rolante que está descendo. Permanecerá sempre em movimento, porém no mesmo lugar. Profissionais focados em trabalho não tem tempo para aprender e isso é suicídio profissional.

A ciência da gestão de pessoas é clara – a hora tem 50 minutos. Pois há a necessidade de análise do que  e como está realizando as implementações. Precisa, portanto, de tempo para pensar e fazer análises.

Está ficando nítido para você, que nada é mais perigoso do que uma agenda com todas as horas do dia eficientemente definidas sobre todas as ocupações a serem implementas? Tais pessoas e profissionais serão úteis durante um certo tempo, e fatalmente terão dificuldade de permanecerem onde estão.

Portanto,  manter-se ocupado é muito diferente de atingir objetivos.

O tempo livre diariamente é tão ou mais importante do que todas as horas que você está ocupado implementando.

Mito do Conhecimento sobre Gestão do Tempo.

Mito do Conhecimento sobre Gestão do Tempo

Desde criança você foi orientado a decorar uma série de conceitos sobre várias áreas de conhecimento humano. Qual era a finalidade? Realizar as provas escolares e passar de ano. Tais conhecimentos não tinham nada a ver com novas perspectivas de vida ou formas de agir.

Esse mesmo hábito de aprender você leva hoje a tudo o que lê, vídeos a que assiste no youtube. Você busca, tem curiosidade, quer muito conhecer, mas mudanças mesmo, só se a realidade impuser à força.

O segredo da gestão do  tempo e produtividade é saber o que é importante e implementar. É bem diferente de apenas ter o conhecimento sobre gerenciamento de tempo e organizar metodicamente todas as tarefas numa agenda e fazer check list.

É fundamental buscar as informações relevantes em livros, vídeo e cursos de gestão do tempo? Sim, isso é inquestionável. Porém, mais importante do que a atitude de buscar o conhecimento e o esforço de entender a relevância da organização pessoal e profissional é a determinação em querer realizar grandes mudanças em sua realidade.

Mito da Ansiedade em Relação à Gestão do Tempo

Mito da Ansiedade em Relação ao Tempo

Comumente ouvimos afirmações assim: “prefiro não traçar objetivos a curto, médio e longo prazo porque fico ansioso e quero realizar tudo no mesmo dia”. “Quando sei o que quero para daqui a dois ou três anos, começo a perder o sono porque vejo o tempo passar e não consigo implementar”. “Prefiro não definir nada e simplesmente viver cada dia focado naquilo que se apresenta para ser feito hoje, isso me traz muita paz”.

Tais  comentários são próprios de quem entende que é necessário ter objetivos para o curto, médio e longo prazo. Mas desconhecem as estratégias corretas para implementá-los e criam tensões desnecessárias.

Sobre administração do tempo no trabalho, por exemplo, é fundamental ter duas metas para o mês: ações a serem implementadas, e estratégias a serem repensadas. Isto é, sempre duas atitudes complementares: táticas e estratégicas.

Se você sabe gerenciar-se por prioridades, potencializa seu tempo produtivo.

Mito de que o Dia Precisa ter 36, 40h.

Mito de que o Dia precisa ter 36, 40hs.

24 horas é o limite do dia. Limitada é a maneira como você aloca as 24 horas.

As horas do dia não são limitadas. Limitada é sua gestão do tempo. As 24 horas são perfeitas para a estrutura física e mental dos seres humanos. Cientificamente se sabe que não suportaríamos fisicamente uma carga de mais de 8 ou 10 horas diárias de ocupação mental ou física. Após essas horas o corpo e a mente precisam repousar totalmente para a saudável recuperação de energia física, clareza mental e equilíbrio emocional.

Cursos de organização pessoal e profissional focam em como tornar as horas que tempos à nossa disposição 3 a 4 vezes mais produtivas – Isso é gestão do tempo e produtividade.

E o que não é Mito em Relação à Gestão do Tempo?

A tese é simples: saber para aonde queremos ir é muito mais relevante do que correr apressadamente sem rumo. 

Portanto, se você tem objetivos pessoais e profissionais bem definidos para o longo, médio e curto prazos e com estratégias focadas em prioridades, então você não está sentindo ansiedade nesses tempos de mudanças descontínuasa chamada evolução disruptiva.

A frustração e a pressa não serão suas companheiras jamais. Você conseguirá equilibrar-se na descontinuidade própria e irreversível dos nossos tempos.

A Methodus treina a gestão do tempo focada em objetivos estratégicos. Usamos os últimos conhecimentos científicos sobre gerenciamento de tempo, gestão de pessoas e profissionais.

Veja o que diz quem já frequentou o nosso treinamento – Angélica Pereira de Menezes: “Estas horas do curso foram excelentes. Aprendi a ver vários assuntos e questões de formas diferentes que irão alavancar e muito meus objetivos. Fiz o curso de Administração do Tempo com um objetivo, foco, saio daqui percebendo o quanto estava pensando pequeno, medíocre. Percebo que posso alcançar metas muito mais significativas. Só depende de mim, de colocar em prática o que foi ministrado pelo professor. O segredo do sucesso está em planejar – seja no campo profissional, pessoal ou familiar. Percebi, também, que o meu ponto fraco era a falta de automotivação, consegui entender o porque comecei tantos projetos e poucos foram concluídos. Esperar esta motivação do ambiente externo foi um erro. Acredito que tendo esta visão mudarei muita coisa na minha trajetória”.
Bacharel em Direito, MKMA Advogados

A gestão de pessoas e profissionais visa minimizar esforços e potencializar resultados. Quando se alia sabiamente gestão do tempo e produtividade o retorno do investimento é de 3 para 1. Isto é, para cada hora investida corretamente poupa-se 3 horas.

Gestão do Tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *