Que tipo de leitura você gosta?

Tempo de leitura: 3 minutos

Leitura que você gostaSabemos que cada pessoa tem seu tipo de leitura preferida, mas o fato é que muitas pessoas adoram ler. Uns preferem ler a noite, deitados na cama, tomando um chá ou um chocolate quente para se preparar para dormir. Outros acham que a leitura rende mais pela manhã, acompanhada de um bom café momentos antes de ir para o trabalho ou estudar. Há ainda aqueles que têm a exímia habilidade de ler um livro de ponta-cabeça, com a televisão ligada e escutando música, tudo ao mesmo tempo. E a questão é: que tipo de leitura você gosta ?

Livros de ficção

A literatura brasileira é riquíssima, e aprendemos desde os tempos de escola, obrigatoriamente ou não, a gostar de grandes escritores como Machado de Assis, Jorge Amado, Graciliano Ramos. A partir de então, supõe-se que esses livros despertem um interesse maior pela leitura, e passem a procurar pelos clássicos, como Kafka, Victor Hugo, Zola, etc. E isso é ótimo, pois exercitar a leitura a partir de bons livros ajuda a desenvolver não só a escrita como o vocabulário, a visão de mundo, o conhecimento histórico, além de agregar um bom repertório cultural.

Esse tipo de leitura leva a entrar nas histórias e morar por uns tempos em outros mundos, outros cenários. Além disso, desenvolve uma opinião mais crítica, com mais fundamentos, e principalmente ajuda a criar um hábito de leitura, que é essencial para o desenvolvimento intelectual.

Livros de Liderança e Desenvolvimento Profissional

Outros leitores, que ingressam cedo no mercado de trabalho e querem adquirir experiência e conhecer técnicas para crescer na carreira, alcançando o sucesso mais rapidamente, preferem livros que mostrem o caminho para alcançar seus objetivos. Esses livros, como “O Monge e o Executivo”, “A Estratégia do Oceano Azul”, “Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, são repletos de exemplos de sucesso, maneiras de abordagem e relacionamento com as pessoas, além de sempre dar dicas de comportamento e trazer informações muito valiosas para uma formação pessoal e profissional.

Livros de Liderança e Desenvolvimento Profissional promovem um entendimento melhor das características necessárias para ser um líder de respeito, a saber dialogar de um jeito eficiente com seus colegas de trabalho, e a estar preparado para os desafios e oportunidades que apareçam na sua frente, o que pode ser considerado o mais importante.

Livros de Autoajuda

Existem também pessoas que se apoiam nos livros para superar momentos difíceis, tentar entrar em contato com a sua espiritualidade, ou mesmo buscar a solução para problemas pessoais. São os famosos livros de autoajuda, como “A Cabana”, “A Vida É Bela Com Nossos Filhos”, “Como Viver a Dois”, que abordam por meio de exemplos, dicas e tendências, meios de superar os obstáculos da vida, sejam eles quais forem.

Esse tipo de leitura costuma despertar dentro dos leitores uma vontade imensa de vencer, de conquistar a vitória, e tende a sempre dar a volta por cima a partir de uma força que nasce nele mesmo. Esses leitores sabem filtrar o que leem, entendem a mensagem e possuem a simpatia e a empatia como os sentimentos mais aguçados.

O leitor dinâmico

O importante é que, independentemente do tipo de leitura que você gosta, sempre é possível melhorar as técnicas de leitura, para isso é preciso se dedicar e estudar para ser um leitor dinâmico. A leitura dinâmica é aquela feita com compreensão e velocidade, ou seja, não basta que nossos olhos sejam muito rápidos, é necessário entender as palavras, não se distrair enquanto lê e ter capacidade de memorização.

O leitor dinâmico é capaz de se sair bem em qualquer ocasião, pois tem sacadas rápidas e inteligentes, desenvolve uma linha consistente de raciocínio e por consequência também adquire uma grande habilidade de persuasão. Trabalhe sempre para, acima de qualquer preferência de leitura, ser o leitor dinâmico, e devore seus livros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *