O que aprender sobre oratória com os vídeos da web?

Tempo de leitura: 3 minutos

Vídeos

Há muito tempo a internet virou uma importante ferramenta de informação e educação. No meio virtual é possível adquirir produtos, realizar pesquisas, ver filmes, ouvir música e consumir a cultura nas mais variadas formas.

Ao permitir tantas possibilidades, é cada vez mais comum que as pessoas utilizem esse grande espaço de lazer e pesquisa e produzam conteúdos audiovisuais para expressar suas opiniões, contar piadas, cantar ou até mesmo ajudar outros indivíduos a realizarem tarefas como cozinhar, cuidar da casa, fazer artesanato, entre outras.

O principal para se ter sucesso na “profissão de vlogger”, já que muitas pessoas têm ganhado a vida publicando vídeos na internet, é ter um assunto a ser tratado, e uma boa capacidade de transmiti-lo. Em alguns casos, as características dos vloggers podem e devem ser aplicadas à vida diária, facilitando a rotina e otimizando o tempo, além de oferecer alguns bons ensinamentos sobre oratória e comunicação interpessoal.

Oratória

Falar bem é muito importante quando você pensa em expor alguma ideia para muitas pessoas, mas apenas saber o português correto não é garantia de sucesso. O discurso precisa chamar e prender a atenção do ouvinte, permitindo que as ideias sejam expostas de maneira atraente e essencial.

Na internet, a pessoa que vê um vídeo em um canal do YouTube ou em outro site, por exemplo, dedica vários minutos da sua atenção para aquela atividade, chegando até a repetir o vídeo quando ficou muito interessada.

No dia a dia, você também deve ter essa habilidade para que seu público fique fascinado, compreenda e até mesmo concorde com o seu ponto de vista, seja ele uma sala de aula, o meio corporativo, a área comercial e muitas outras atividades, incluindo a escrita – já que a capacidade de se comunicar pode ser utilizada em diversas mídias. Para quem deseja dominar essas técnicas com maestria, o curso de oratória ajuda a desenvolver os artifícios corretos e mais eficientes para cada objetivo.

Disciplina

Um outro ponto muito importante para o sucesso dos vlogs é a disciplina para escrever esquetes, roteiros, gravar vídeos, editar e publicar. Outro fator decisivo é trazer novidades interessantes, por isso é essencial manter uma frequência na publicação de conteúdos, deixando os seus seguidores sempre ávidos por aquele material. Isso também acontece no seu ambiente profissional ou pessoal, quando você deve oferecer bons trabalhos e cuidados constantes.

Se você conseguir separar suas atividades, organizar por prioridades e, de preferência, deixar um tempo para pequenos imprevistos, será mais fácil para manter seus prazos e assim atender às necessidades de todas as suas parcerias, seja no trabalho, estudos ou vida pessoal. Afinal, é necessário ter disciplina para que, entre as tarefas mais simples e mais complicadas, você consiga encontrar o foco para chegar até o seu objetivo, além de se dedicar também às atividades que rendam algum prazer, como exercícios físicos, a leitura de um livro, entre outras.

Feedback

Já que a internet permite tanta interatividade, é preciso saber usá-la a seu favor. Receber um retorno – positivo ou negativo – também faz parte desta plataforma de comunicação, e permite ao vlogger melhorar o seu trabalho. Ler as críticas e saber como e quais aproveitar é essencial para que a personalidade do trabalho se mantenha, mostrando ao público uma produção coerente e de qualidade.

No dia a dia isso também deve ser aplicado, já que independente da frequência com que pode ser feito, deve-se ao menos tentar buscar o retorno de quem recebe o trabalho, podendo melhorar ou continuar investindo naquilo que traz um bom retorno. Estar aberto a críticas também é um passo importante no crescimento pessoal e profissional. Por exemplo, se você faz um relatório e recebe uma avaliação negativa, o seu próximo trabalho já terá um cuidado maior para atender essa necessidade que anteriormente foi considerada insuficiente. Nos estudos, receber esse retorno antes de um momento decisivo, como uma prova final, poderá economizar muito tempo e até mesmo dinheiro, no caso dos estudantes de instituições privadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *