Os verdadeiros amigos

Tempo de leitura: 2 minutos

Os verdadeiros amigosPoder contar com um verdadeiro amigo é uma das coisas mais valiosas que se tem na vida. Você consegue dizer prontamente quantos bons amigos tem? É muito difícil, porque como diz Vinicius de Moraes: “A gente não faz amigos, reconhece-os”.

E nós normalmente reconhecemos nossos amigos nos momentos mais difíceis, onde a presença e o apoio deles nos motivam a seguir em frente e a nos superar. A força da amizade é capaz de erguer-nos e nos dar confiança para não desistirmos facilmente de nossos ideais e projetos, e é portanto um alicerce da paz conosco e com o mundo.

E isso faz com que os momentos de alegria sejam ainda mais felizes, pois sabemos que estamos ao lado de pessoas que se importam conosco, e com as quais nós também nos importamos. Dessa maneira, uns agem pensando em proporcionar o melhor para os outros, tornando sempre essas experiências conjuntas memoráveis.

A amizade e o auto-conhecimento

Tanto em situações de superação como em situações de pura festa, uma experiência com um amigo é sempre uma experiência de auto-conhecimento. Isto é, conhecendo melhor o outro, você acaba conhecendo melhor a si mesmo, e algumas características importantes de sua personalidade, que talvez não se manifestassem se não houvesse essa convivência, acabam aflorando.

Ao ajudar um amigo a terminar um trabalho de faculdade ou um relatório no trabalho, você acaba aprendendo como realizar aquela tarefa melhor. Ao reunir um grupo de amigos para fazer uma caminhada, você também aprende coisas diferentes, seja nas conversas, seja nas técnicas de respiração.

O importante é que estamos sempre aprendendo. E isso é essencial para nos aprimorarmos e descobrirmos habilidades que nem mesmo sabíamos que tínhamos. Quem sabe você não tem um grande potencial para ser maratonista? Ou quem sabe você não tem desenvoltura para ser um excelente profissional de vendas e só precisa aceitar o convite de seu amigo para acompanhá-lo em um evento da empresa dele.

Um amigo, um conselheiro

Temos sempre que tirar o melhor proveito das críticas, e principalmente se vierem de verdadeiros amigos. O que é muito interessante é que um amigo, por nos conhecer muito bem, sabe o que dizer e como dizer se estamos errados ou se estamos no caminho certo. Eles têm intimidade o suficiente para nos dar um choque de realidade ou para nos parabenizar por algo bem feito de maneira sincera.

Portanto, vamos valorizar mais nossos amigos e suas opiniões, pois podemos ter certeza de que se eles são realmente amigos do peito, eles se importam com a gente e sempre fazem de tudo para nos ver mais felizes.
Ligue hoje mesmo para um amigo, pergunte como ele está e marque alguma coisa para o fim de semana, isso só fará bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *