Paradigmas: como quebrá-los?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muito se fala em paradigma, que é sempre entendido como uma barreira. Mas se queremos saber o que são paradigmas na linguagem cotidiana, primeiro devemos entendê-los e saber que barreira é essa. Trata-se de uma barreira que está na nossa mente, não na realidade. Um barreira que os outros criaram e pessoas seguem sem saber por que!

O vídeo abaixo mostra como alguns paradigmas são criados e que eles são falsificações da realidade, como o mito da Caverna de Platão em que as pessoas acham que as sombras são a realidade.

Você deve estar impressionado com esse tipo de paradigmas! Não é para menos. Os paradigmas vem muitas vezes do medo de ousar, da preferência a estar acomodado e concordar com os outros do que pensar por conta própria e, percebendo que a realidade não corresponde ao que as pessoas pensam e falam, mas sim que a realidade é mais profunda e rica em possibilidades. Isso é a essência da filosofia.

O desafio de quebrar paradigmas

A palavra Paradigma, em si, tem origem grega e significa “modelo”, uma representação de um padrão a ser seguido. Nós, no século XXI, podemos estar inseridos no paradigma da informação, segundo alguns teóricos.

Isso supõe que uma pessoa “modelo” da nossa geração é aquela que sabe de tudo, o que é na verdade impossível. Somos tão bombardeados de informações durante todo o dia, seja no rádio, na televisão, no jornal, e também na internet, que normalmente sabemos um pouquinho de cada coisa, mas acabamos não dominando a fundo muitos assuntos.

Essa é talvez a principal dificuldade de quem vive completamente inserido em um paradigma. Essa pessoa não consegue separar o joio do trigo, filtrar o que se passa diante de seus olhos, e em decorrência disso, acaba não se interessando por nada em particular e se tornando uma pessoa comum: sem diferenciais; sem desejo por mudança; e que acaba desperdiçando um grande potencial intelectual.

Ousar mudar e enxergar a verdade é uma tarefa de auto-conhecimento que exige exercício e coragem. Para sair do mediano, é preciso se desprender da superfície das informações e buscar se aprimorar em aspectos importantes da vida e compreendê-los a fundo. E para ressaltar: ninguém sabe tudo sobre tudo, e para alcançar o sucesso é preciso ser diferente e sair de sua zona de conforto (ou parafraseando Platão: sair da caverna)

É lendo que se aprimora a escrita e é ouvindo que se aprimora a fala: é exercitando o cérebro que se sai do senso comum.

Não seja uma representação de si mesmo

Para se tornar um líder é preciso se destacar e quebrar paradigmas, fazendo com excelência aquilo que elegemos como prioridade.

É mantendo o foco em nossos objetivos que encontramos a motivação para nos superarmos a cada dia, deixando de ser superficiais e conquistando o nosso espaço.

Não basta querer ser original em muitas áreas e no fim não fazer bem feito em nenhuma delas. A constância de trabalhar cada dia um pouco para alcançar um grande objetivo é o caminho para o sucesso, porque as grandes realizações não são concluídas em poucas horas.

Vamos sair da caverna para não vivermos uma simples representação, sejamos nós mesmos e conquistemos o mundo com o que temos de melhor para dar, e não simplesmente com o que ele nos exige. Dessa forma, desenvolvemos todo o nosso potencial e nos tornamos referência para os outros em algo que nos dá prazer e que nos realiza pessoalmente e profissionalmente.

Na jornada para nos tornarmos grandes líderes, cada fator conta, e toda pequena ação e desejo de melhora se somam para nos tornarmos pessoas únicas e donas de nós mesmas.

2 Comentários


  1. Em poucas palavras o texto acima me ensinou resolver algumas questões que me afligia. Me concentrarei e buscarei o meu objetivo de vida e com certeza serei mais feliz e segura. obrigada.

    Responder

  2. Eu nao tenho formaçao nenhuma sou uma pessoa leiga,mas tenho sede de aprender ….e aqui tenho tido grandes liçoes pois vcs se utilizam de uma linguagem facil e assecivel,o que e fundamental para que pessoas como eu venha a enteder o conteudo aqui publicado ….bom e isso …parabens a tds .

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *