Top 5 Perguntas e Respostas sobre Enem, Vestibular e Concurso. A 5 quinta é o Grande Segredo.

Tempo de leitura: 8 minutos

Essas top 5 Perguntas e Respostas sobre Enem, Vestibular e Concurso vão dar muita segurança a você. Essas dúvidas e incertezas tornam os candidatos fragilizados diante de provas longas e desafiadoras. Nesse texto você vai entender que é possível sim acertar 85% a 95% das 120 questões nas 4 horas normais da prova.

Perguntas e Respostas sobre Enem, Vestibular e Concurso
Enem, Vestibular e Concursos

Leia atentamente essas 5 top perguntas e respostas e você irá para a sua prova focado em sua aprovação entre os 10 primeiros.

Tenho 18 anos de acompanhamento de candidatos a provas com esse perfil. É extraordinário ver o semblante dos candidatos que se sentem seguros para a prova. Muito diferente dos 95% dos candidatos que erram drasticamente na finalização dos seus estudos nos últimos 30 dias antes da prova.

Sem esse conhecimento você, como a grande maioria, fatalmente prestará dois, três, quatro anos, para finalmente ser aprovado, caso não desiste ao longo do caminho.

Acredite, inúmeros candidatos iniciam seus estudos para provas de concurso após o edital. E imaginam poder concorrer de igual para igual com os demais. Tais candidatos estarão sempre bem abaixo da nota de corte.

Até parece mágica, mas não é, trata-se de técnicas científicas, e que farão a grande diferença.

As 4 primeiras perguntas e respostas são as condições para, finalmente, a 5ª ser o grande diferencial e para você atingir o seu potencial máximo.

1) Preciso fazer cursinho de preparação? Sei de pessoas que não fazem, apenas estudam sozinhas.

É aconselhável realizar cursinho de preparação ao longo de 6 a 8 meses e aproveitar ao máximo tudo o que puder aprender e explorar bem todas as apostilas com as teorias, os exercícios de fixação e as explanações elucidativas dos professores.

Aqueles que não fazem cursinhos, normalmente já o realizaram em ano anterior e já possuem o material para estudo ou, realmente, são excepcionais estudantes.

2) Quais as melhores estratégias de aprendizagem que devo utilizar ao longo dos 6 a 8 meses de preparação?

Estar motivado – tudo se torna muito mais leve e fácil quando queremos. É fundamental ter certeza de que passar nessa prova é o seu grande objetivo para os próximos 6 a 8 meses.

Estar determinado – somente assim você consegue ter certeza que levantará todos os dias com energia e conseguirá focar a mente ao longo de 8 horas por dia.

O candidato não pode abrir mão de duas frentes de estudos ao longo de cada dia: aprender matéria nova (nas aulas do cursinho) e realizar repasses periódicos/ espaçados e exercícios de fixação (estudo individual). O ideal é que você faça diariamente um cursinho em um período de 4 horas. E tenha mais 4 horas de estudo individual.

3) Devo praticar esportes? Como devo me alimentar? Quantas horas devo dormir?

Conheço inúmeros casos de candidatos que puseram tudo a perder porque se descuidaram desses três fatores coadjuvantes, porém essenciais.

Praticar diariamente algum tipo de alongamento e exercícios aeróbicos, por exemplo, corridas leves. O importante é que sejam diários e por não mais que 50 minutos. Mas que sejam prazerosos e causem transpiração. O objetivo geral é que elimine adrenalina (tensão) e produzam serotonina (relaxem).

A nutrição faz muita diferença em dois aspectos: disposição física (energia) e disposição mental (capacidade de foco).

São 3 refeições mais fartas e 2 refeições leves. Hoje se sabe que o cérebro é ávido por três nutrientes: glicose, gorduras e oxigênio. Portanto, estudante que quer aprender volumes de informações, sempre inicia seu dia alimentando o corpo e o cérebro com um bom café da manhã. As 3 refeições centrais, café da manhã, almoço e jantar precisam ter carboidratos, proteína e algum tipo de gordura boa (óleo de coco, abacate ou azeite extra virgem). Intercalar com 2 lanches bem leves com fruta e cereais no período da manhã e da tarde.

Outro erro crucial é usar a estratégia de dormir menos horas para ganhar tempo para estudar mais. A neurociência e a neuropedagogia são unânimes, o cérebro dos estudantes precisa dormir algo entre 7 e 9 diárias horas por dois motivos: sedimentar e organizar o que já estudou e recuperar energia para continuar aprendendo.

E é primordial que essas horas de sono tenham qualidade. São 3 cuidados essenciais para a qualidade do seu sono: ir dormir e acordar sempre no mesmo horário; ter um ritual de preparação para ir dormir, como por exemplo, um banho morno; e, evitar sonecas ao longo do dia.

4) Ter todas as matérias decoradas (na ponta da língua), garantem minha aprovação em provas com 120 questões para 4 horas?

Essa é umas das principais ilusões e que costumam frustar muitos candidatos. 95% deles vão para as provas do Enem, Vestibular ou Concursos apenas com essa preparação. Acreditam que funciona porque sempre se prepararam dessa maneira para as provas e exames ao longo do ensino médio e conseguiam tirar boas notas.

Porém, agora estão diante de outra realidade bem diferente – são provas com 120 questões envolvendo várias matérias e duram 4 longas horas. Esses dois fatores mudam tudo. Por isso tanta frustração após essas provas.

Poucos candidatos realizam com qualidade os 4 aspectos discutidos até aqui. Portanto, você já está em grande vantagem.

Mas o que veremos a seguir, é o grande segredo que otimizará todo o seu esforço ao longo dos 6 a 8 meses de dedicação. E ampliará sua vantagem diante dos seus concorrentes a ponto de você estar entre os 10 primeiros colocados.

Sim, as 5 top perguntas e respostas sobre Enem, vestibular e concurso são um grande diferencial.

5) O que fazem nos últimos 30 dias antes da Prova os candidatos que costumam conquistar as melhores colocações?

Eis o grande segredo: focam todas as suas horas e energia em realizar simulados.

Porém, atenção para os detalhes que fazem a grande diferença.

a) Simulados são sempre mais extensos.
O número de questões é 50% maior. O candidato precisa tentar resolver dentro do período de 4 horas. Esse detalhe treina a mente a focar e pensar rápido sobre cada questão.

Mas, calma, quando fizer os primeiros simulados, encontrará dificuldade para resolver todas no período estipulado. Lembre, você está treinando o cérebro a resolver provas. Você conseguirá fazer cada prova com mais agilidade e aumentará o número de acertos.

b) Simulados têm sempre grau de dificuldade maior.
Esse aspecto traz dois grandes benefícios. O candidato testa o seu grau de conhecimento sobre as matérias e dará segurança porque sabe que está realizando provas mais difíceis do que aquela que irá realizar no grande dia.

Aos poucos aumentará o nível de acerto e diminuirá o tempo de execução. Essa estratégia faz com que o candidato sedimente o seu conhecimento e perceba aspectos que ainda tem algumas dúvidas.

c) 20 é o número mínimo de Simulados.
Precisam ser em número de 20 ou um pouco mais porque nos primeiros simulados você constatará que tem dificuldade de lidar a pressão típica das provas. E seus resultados não serão nada bons. Lembre você está treinando, adquirindo habilidade de realizar provas.

É totalmente natural sentir-se atrapalhado e não ir nada bem nos primeiros simulados. Mas com certeza você facilmente pegará o jeito e começará a identificar as questões fáceis, médias e difíceis e como lidar com cada uma delas. Essa quantidade e qualidade garantirá a você que está preparado para uma prova com menos questões e mais fácil. O moral estará elevado após realizar 20 simulados.

d) Simulados precisam ser realizados um por dia.
O ideal é que sejam realizados no mesmo horário da prova real. Você precisa simular tudo da maneira mais real possível. Não pode fazer refeições, intervalos de descanso, etc ao longo das 4 horas.

Após cada simulado precisa analisar com frieza a estratégia utilizada, e, se necessário, fazer adaptações para o próximo. Após uns 5 ou 6 simulados você perceberá mais agilidade e segurança. Após uns 10 simulados precisa sentir que está adquirindo habilidade em realizar provas e estar num grau de acerto em torno de 60% a 70%.

Nos últimos 5 simulados o seu grau de acerto precisa ser em torno de 85% a 95%. Pronto, você está preparado para todos os concursos públicos abertos.

As top 5 Perguntas e Respostas sobre Enem, Vestibular e Concurso são o grande segredo que fazem a diferença todos os anos para inúmeros candidatos.

Venha aprender na Methodus como realizar os Simulados com Alta Performance e aprender as técnicas modernas de estudos: Leitura Dinâmica, Técnicas de Memorização, Mind Maps e Concentração.

Enem, Vestibular e Concursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *