Programe-se para ler mais e melhor em 2015

Tempo de leitura: 2 minutos

Leitura

A leitura é uma das melhores maneiras de se adquirir mais conhecimento. A comunicação escrita e a linguagem tem sido ferramentas fundamentais na transmissão do saber e, por isso, os livros também representam uma maneira de aprender novas coisas, ter contato com algo diferente e até mesmo modificar completamente alguma visão de mundo.

Um fluxo e rotina de leitura são também maneiras excelentes de fazer com que novas coisas cheguem aos indivíduos, que passam a exercitar seu cérebro e atingir novas visões e perspectivas sobre os mais diferentes fatos. Entretanto, essa tarefa não é uma das mais fáceis, principalmente tendo em vista a correria da rotina e a falta de tempo da maioria das pessoas.

A chegada do novo ano também impulsiona para planos e expectativas para 2015. Uma delas pode ser uma lista de leitura, ou ao menos a intenção de buscar ler mais no ano que chega. A iniciativa pode incluir também a aquisição de novos livros, fazendo com que esse interesse desperte na própria procura pelos temas mais atrativos a cada um.

Tenha metas e alimente seu conhecimento

Outra maneira é também estabelecer metas e uma agenda de leitura, que encaixe horários reservados apenas para isso. Atualmente, com os avanços tecnológicos, é possível ler com ainda mais conforto e facilidade até mesmo no transporte público ou em deslocamento, aproveitando o tempo para essa atividade produtiva. Portanto, as metas são a principal motivação para que esse desejo por mais leitura se torne realidade.

A distração também deve ser eliminada, priorizando sempre a leitura em detrimento de outras atividades como televisão ou jogos. A variedade de temas e de tipos de texto também contribui para uma leitura menos cansativa e arrastada. Além disso, hoje existem diversos sites nos quais é possível compartilhar o que você lê, escrever avaliações e resenhas e ainda conhecer novos títulos por meio de indicações.

O processo de leitura dinâmica é uma saída principalmente para quem tem problemas de concentração ou não consegue extrair todo o conteúdo dos textos. Esse tipo de técnica oferece uma maneira de conseguir uma experiência de leitura melhor, tornando-a mais agradável e conseguindo retirar dela mais conhecimento.

E tudo isso se reflete na própria vivência, uma vez que construímos nossa vida e atitudes a partir de conhecimentos e experiências anteriores. Assim, além de mais assuntos acumulados, uma boa relação com a leitura produz também excelentes oportunidades de crescimento e transformação, agregando sempre uma bagagem nova e proveitosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *