Quatro formas de conquistar a simpatia da plateia em uma apresentação

Tempo de leitura: 2 minutos

Oratória

Todo profissional de sucesso sabe que deverá se apresentar em público em algum momento de sua carreira. Serão muitas as oportunidades para compartilhar seus conhecimentos e ideias com o público, seja na realização de palestras, treinamentos, exposições de projetos, ou tantas outras ocasiões em que uma pequena ou grande plateia estará presente para ouvir o que você tem a dizer.
Contudo, quem já teve a oportunidade de se apresentar ao menos uma vez sabe que, mesmo com uma apresentação bem estruturada, pode haver necessidade de muito mais do que um conteúdo interessante e bem organizado.
Ter uma boa receptividade da plateia não é uma das tarefas mais fáceis, e por isso trazemos alguns macetes para espantar de vez a frieza e a apatia de seu público e envolvê-lo com o seu discurso.

Capriche na oratória

Um bom começo para quem quer conquistar ouvintes e realmente envolvê-los em seu discurso é fazer um curso de oratória. Grandes líderes foram (e sempre serão) bons oradores. A energia, a postura, o tom de voz, a escolha das palavras, tudo isso é capaz de contagiar ou entediar seus ouvintes, e é exatamente aprimorando suas técnicas de discurso que a possível impassibilidade da plateia será extinta.

Recompense seu público

Quem deseja a cordialidade e hospitalidade do público deve saber recompensar seus interlocutores. Conheça bem o perfil de sua plateia e saiba usar as informações para dar a essas pessoas um estímulo a mais, como por exemplo o oferecimento de brindes, prêmios ou elogios. Mas atenção: faça isso aos poucos e aleatoriamente durante apresentação. Dessa forma, todos os ouvintes criarão expectativas sobre qual será o seu próximo passo.
Proponha ações em conjunto
Tarefas em grupo são muito mais estimulantes do que aquelas realizadas individualmente. Propicie a conversa e o trabalho em grupo, criando uma atmosfera mais dinâmica e ativa. Permita que as pessoas interajam, conversem e debatam entre si. Isso enriquece não só a apresentação, como e experiência de quem participa dela.

Crie pequenas competições

O ser humano é competitivo por natureza e adora destacar seu sucesso, principalmente diante de outros indivíduos. Proponha desafios em pequenos grupos, o que dará ainda mais motivação para que os competidores alcancem o reconhecimento dos outros participantes.
Domine bem o assunto que será exposto e use sua criatividade para fazer de sua apresentação uma abordagem inesquecível do conteúdo que será apresentado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *