Respeite a sua individualidade no trabalho

Tempo de leitura: 2 minutos

Respeite a sua individualidade no trabalhoApesar do seu local de trabalho ser um ambiente coletivo, em determinadas situações abrir mão das suas opiniões e escolhas em função do todo pode ser prejudicial para você, para os seus colegas de trabalho e para a empresa.

Há como ser flexível e adaptável com as pessoas e situações no trabalho e ao mesmo tempo respeitar a si próprio.

Desenvolva a habilidade de se apresentar de forma positiva e simpática, sempre sendo você mesmo, onde quer que esteja.

Você foi contratado por ser quem você é

Você conquistou o seu cargo pelos atributos profissionais e pessoais que possui. Espera-se que dado o seu perfil, você possa agregar e trazer uma nova visão para a empresa. Sendo assim, a sua opinião como profissional é importante.
Fale, porque as pessoas esperam ouvir você.

Debata suas ideias

Defenda seu ponto de vista. Você empenhou tempo e energia para o desenvolvimento do seu trabalho, se ele é coerente, lute por ele e estará lutando por você também.

E lembre-se, um profissional que sabe argumentar de forma clara e assertiva será ouvido e considerado mesmo que a ideia não seja adotada.

Também é importante ter humildade para reconhecer falhas nos nossos projetos e ideis boas que as outras pessoas possuem para que nesse clima de equipe, todo o trabalho seja desenvolvido mais rapidamente e melhor.

Seja uma única pessoa

Há o continuo debate sobre a separação do pessoal e do profissional, todavia, os valores que moldam o seu caráter não devem ser falseados para ganhar crédito no trabalho.

Não há a necessidade de manifestar suas opiniões pessoais fora de contexto, mas quando for questionado, considerar a alternativa de falsear sentimentos e interpretações pessoais para demonstrar ser alguém que você não é, não é justo com você nem com os outros. Ter uma vida dupla é causa de inquietação e conflitos interiores para muitas pessoas.

Procure preservar os seus valores e ser a mesma pessoa no trabalho, com família e amigos. O importante é saber se comunicar e apresentar suas ideias sem impor ou magoar as outras pessoas.

Mantenha sua vida pessoal

É importante buscar uma vida saudável que não seja unicamente pautada no trabalho. Um profissional que procura desenvolver outros aspectos da sua vida pessoal se sente mais disposto para trabalhar e encarar os assuntos do escritório com mais leveza e compreensão.

Conheça seus limites

Há momentos em que o cérebro precisa de descanso para produzir mais e melhor. Permita-se fazer pausas. Um profissional responsável saberá se organizar e realizar todas as suas tarefas mesmo se permitindo a intervalos, fins de semana e férias.

Respeite o seu tempo e seus objetivos

Cada um tem seu tempo certo de aprendizado. Respeite o seu.

Além disso, saiba reconhecer o que te completa e é interessante para você como profissional. Trabalhe para o seu desenvolvimento e sucesso, busque o que te motiva e procure sempre exigir mais de si, porém em um nível que é saudável para a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *