Técnicas de leitura dinâmica para as questões do vestibular

Técnicas de leitura dinâmica para as questões do vestibular

Um dos principais fatores cobrados nos exames de vestibular em diversos cantos do Brasil é justamente a interpretação de textos. Esse elemento básico está presente em diferentes áreas do conhecimento e se tornou essencial para atingir o sucesso e conquistar uma das disputadas vagas. Essa questão é central em diversos exames, justamente porque é necessário que o vestibulando seja capaz de relacionar diferentes ideias e se comunicar com clareza através do texto – especialmente no caso de exames com mais de uma fase, exigindo uma dedicação ainda maior na leitura e compreensão das questões para escrever a melhor resposta dissertativa. A leitura dinâmica tem papel central na resolução dessas questões, especialmente nessa prova que é tão importante na vida dos jovens.

Lista de leitura

Um dos principais fatores cobrados são os conhecimentos de literatura. Para aproveitar ainda mais a leitura dinâmica, garanta a leitura das obras com antecedência nos períodos de preparação para os vestibulares. A lista de leitura também se modifica periodicamente, por isso é sempre importante se atualizar. No caso da UNICAMP, por exemplo, são 12 obras cobradas na prova. Para se dar bem nas questões, invista na leitura dinâmica dos trechos apresentados para interpretá-los com rapidez e profundidade.

ENEM

O ENEM é um dos mais importantes exames de seleção para as principais universidades do país. Um dos principais pontos cobrados é justamente a intelecção de textos diversos, trabalhando sempre a compreensão dos temas e a capacidade de solucionar problemas. Por esse motivo, é importante sempre ter uma boa leitura das questões, que geralmente vêm acompanhadas de textos, charges, imagens e um grande enunciado que serve de base para a resolução.

Multidisciplinaridade

Atualmente, quem acreditava que a leitura estava direcionada somente para a compreensão de questões do campo das ciências humanas pode se enganar. Com a presença cada vez maior da multidisciplinaridade, fica até mais difícil encontrar questões que envolvam apenas uma área do conhecimento. Mesmo na resposta de problemas matemáticos é preciso compreender bem o texto e ler com dinamismo todas as questões para garantir mais pontos.

Tempo

O tempo para a execução das provas geralmente é bastante limitado. É necessário que o vestibulando esteja preparado para enfrentar também o desafio de responder todas as questões em tempo hábil, sem se perder no planejamento ao enfrentar a prova. São textos grandes e que exigem também a capacidade de ler com rapidez e profundidade, para escolher a alternativa correta com confiança. Por isso, a leitura dinâmica pode ser crucial para garantir que você consiga responder toda a prova e tenha uma boa colocação.

Atualidades

Além de todas as matérias listadas, é esperado que o aluno chegue ao vestibular preparado também para enfrentar uma prova que versará sobre temas da atualidade. Ou seja, é necessário que a pessoa esteja consciente dos principais fatos que afetam o mundo e o seu país. O próprio tema da redação tradicionalmente se utiliza de temas que estão sendo debatidos e comentados pela sociedade. Isso demanda que o vestibulando se dedique à leitura de jornais e acompanhe as principais notícias. A leitura dinâmica tem papel fundamental nesse processo, principalmente pela grande carga de estudo e o pouco tempo para se debruçar sobre cada ponto específico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *