Terceira Idade e Internet: quais são os Benefícios?

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma combinação que trouxe resultados muito positivos foi a da terceira idade e internet.

Terceira idade e Internet

Terceira Idade e Internet

O que a princípio poderia causar certa resistência e um pouco de dificuldade, estimulou mudanças comportamentais, neurais e sociais. Essa combinação permite que pessoas nessa faixa etária desfrutem o que há de melhor na vida.

Se a web é a principal fonte de aprendizado, entretenimento e socialização para a maioria das crianças, jovens e adultos, os benefícios são ainda maiores para a terceira idade.

Por exemplo, a Universidade da Califórnia conduziu um estudo com pessoas entre 55 e 78 anos que nunca haviam utilizado um computador. Depois da primeira experiência com a “nova” tecnologia, todos os participantes foram submetidos a ressonâncias magnéticas, e os resultados foram positivamente surpreendentes:
– os exames mostraram aumento na atividade cerebral nas áreas dedicadas à capacidade visual, leitura, memória e linguagem.
– ao repetirem os exames, duas semanas depois, outras regiões do cérebro responsáveis pelas tomadas de decisões também passaram a trabalhar mais.

Turbinando a Memória na Terceira Idade

Além da internet, existem outras medidas e atividades que podem deixar a memória em dia. E isso vale para todos, não só para os mais experientes!

Durma bem: Sem descanso, o corpo não consegue executar bem nenhuma atividade. Por isso, dormir ao menos oito horas por dia é fundamental para renovar as energias da mente e do corpo.

Ginástica para o cérebro: existem atividades que exercitam a mente como o curso de memorização. Como qualquer habilidade humana, a capacidade de memorização também pode ser estimulada e treinada com as técnicas corretas.

Cuide da alimentação: A deficiência de vitaminas e outros nutrientes podem prejudicar não só a memória como também a concentração. Invista em uma dieta balanceada, com grãos integrais, legumes, verduras, peixes e alimentos ricos em ômega 3.

Pratique Exercícios Físicos: caminhadas leves, alongamentos ou mesmo exercícios específicos para fortalecer os músculos e nervos são muito bem vindos. Desde que praticados em doses corretas e orientados por um profissional competente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *