Trabalho voluntário: a importância de alegrar outras pessoas

Tempo de leitura: 2 minutos

trabalho-voluntario.fw

É impossível fechar os olhos quando nossa sociedade apresenta tantas falhas e carências que impactam direta e negativamente na vida de muitas pessoas. Mas, em vez de se entristecer com a situação e ficar de braços cruzados, existem aqueles que abraçaram o trabalho voluntário como uma forma de amenizar tantos problemas, dando ao mundo o melhor de si.

O voluntariado é uma forma concreta de realizar algo muito importante e positivo na vida de quem precisa de ajuda, e também de transformar nossas próprias vidas com experiências gratificantes.

Além disso, o trabalho voluntário também pode trazer benefícios até para a vida profissional. Muitas consultorias de Recursos Humanos o consideram um diferencial quando avaliam um curriculum, de forma que as experiências com voluntariado demonstram proatividade, flexibilidade, facilidade de equipe e que a visão de mundo desse candidato é mais ampla e sensível diante dos problemas.

Todos podem ajudar

Infelizmente, são tantas as faltas e carências que a sociedade enfrenta que, com certeza, qualquer pessoa tem algo a oferecer para tornar o mundo mais justo e mais humano. Podemos dedicar nosso tempo, conhecimentos e carinho de muitas formas e dar a quem precisa uma nova oportunidade de encarar o mundo com menos dificuldades. Existem orfanatos, asilos e ONGs que necessitam de todo o tipo de profissional ou mesmo pessoas que disponham de algum tempo livre para alegrar a quem precisa.

Se você já fez um curso de oratória e sabe que é capaz de motivar as pessoas com suas palavras, que tal participar de um grupo de leitura para crianças ou mesmo ajudar jovens que precisam de reforço escolar? Quem é bom em bom em informática, por que não ajudar idosos a aprender a lidar com um computador e desbravar a Internet? Um bom gestor pode organizar campanhas de arrecadação de roupas, remédios e alimentos para doação, entre tantas outras coisas que cada um de nós pode fazer.

Não importa qual seja sua habilidade, haverá sempre alguém precisando dela para ter uma chance a mais e mais alegria em suas vidas. Procure alguma entidade que organize algum tipo de trabalho voluntário e surpreenda-se como ajudar o próximo é uma via de mão dupla, que também ajudará você a ser ainda mais feliz e realizado.

A propósito, por que não aproveitar o final do ano e o espírito de fraternidade das festas para colocar uma boa ação em prática? Creches e asilos costumam arrecadar roupas novas e todo o tipo de presentes para o Natal. Muitas ONGs que distribuem comida aos moradores de rua contam com doações para as festas. Não importa como, todos podemos ajudar de alguma forma e tornar o Natal e o Ano Novo de quem precisa mais feliz e solidário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *