As 10 Teses da Leitura Dinâmica
As 10 Teses da Leitura Dinâmica
- 29 de janeiro de 2020
- Postado por: Prof. Alcides Schotten

1) Ler consiste em uma relação olho-mente. E, leitura dinâmica como tal, tem potencial para PLM(Palavras Lidas por Minuto) em torno de 800, PC(Percentual de Compreensão) em torno de 90% e PCM(Palavras Compreendidas por Minuto em torno de 720. O leitor silábico/fonético é limitado pelo entrave da vocalização(uso da laringe) e repetição mental(sonorização) das palavras que lê. Seu PLM normal gira em torno de 150, seu PC, em torno de 60% e seu PCM, em torno de 90.
2) Melhor compreensão – é decorrência de três fatores: o foco da atenção está nas ideias, não nas silabas; no significado, não no significante; a velocidade das informações recebidas está mais próxima da capacidade de processamento mental.
3) Leitura Dinâmica supõe mente focada. A concentração possibilita a identificação, a significação e a retenção das ideias lidas.
4) Leitura Dinâmica usa predominantemente o hemisfério direito para identificar as ideias dos textos. Hemisfério esquerdo é analítico, isto é, divide para entender. Hemisfério direito é sistêmico, isto é, relaciona para entender.
5) Leitura Dinâmica consiste em identificar ideias. Percorre o texto em busca das ideias, das teses do autor. E isto é possível para textos literários, técnicos e jornalísticos. Muito semelhante ao procedimento mental utilizado ao ouvir um workshop – foca-se a atenção nos raciocínios e não nas palavras ditas pelo expositor.
6) A leitura é basicamente uma atividade perceptiva visual. A Teoria da Gestalt afirma que a mente humana processa melhor as informações percebidas como complementares entre si. Usa, para isso, critérios, tais como: proximidade, semelhança, movimento, boa continuação, etc. Um texto, é basicamente, uma sequência lógica de ideias. Portanto, é perfeitamente possível fazer a gestalt – identificar a boa continuação – relacionando as ideias complementares como partes do conteúdo do texto.
7) A teoria da percepção visual – afirma que a abertura de captação ocular é muito próxima de 180º e que para ocorrer a captação das informações, faz-se necessária a concomitância entre a sensibilização do nervo óptico e da atenção.
8) Ausência de regressões – uma leitura apenas, sem o hábito da releitura de parágrafos. Essa tese é decorrente do poder de concentração e da qualidade de compreensão.
9) Propósito pré-definido de leitura – o objetivo claro ao ler o texto viabiliza a dinâmica na identificação das teses, bem como dos argumentos de sustentação das mesmas. Saber o que se procura em um texto, torna a leitura eficiente.
10 – Reconhecimento instantâneo das ideias – ler é reconhecer palavras e entendê-las no contexto. Só reconhecemos o que conhecemos. Leitura Dinâmica só é realmene possível para leitores com vocabulários bem desenvolvidos.
Autor:alcides
