Dez erros imperdoáveis
Dez erros imperdoáveis
- 29 de janeiro de 2020
- Postado por: Prof. Alcides Schotten

Os 10 Erros Imperdoáveis ao falar em público! (Conheça antes de Cometê-los)
. celular ligado: ter que desligar o celular durante explanação em público demonstra profunda desconsideração ao momento que se se fala e às pessoas presentes.
. erros gramaticais: demonstram fraco conhecimento específico e ausência de leitura; os mais comuns: “fazem 6 anos”, “houveram muitos problemas”, “para mim fazer”, “menas pessoas”, “ela estava meia confusa”, “a ideia passou desapercebida”, etc.
. arrogância: cria forte obstáculo entre orador e plateia; inibe interação dos participantes; demonstra insegurança pessoal e ausência de profissionalismo. Nariz empinado sempre foi e será insegurança pessoal.
. uso de cacoetes verbais e apoios de voz: – participantes dispersam e se irritam ao ouvir repetidamente – né, tá, ok, estou certo?, ããããã, éééé, uuuu, etc. Demonstra ausência de refinamento na arte de expressar-se em público.
. vocabulário inadequado: uso de termos exclusivos de uma área do conhecimento e não adjornadas ao público ao qual se fala. Demonstra insensibilidade e despreparo.
. superficialidade: demonstra que o expositor subestima os ouvintes e não estudou o assunto em profundidade ou incapacidade intelectual.
. atrasos: tanto em relação ao início, bem como também ao término da exposição. Desconsideração em relação ao tempo dos ouvintes.
. demonstrar desconforto pessoal:– cria indisposição nos ouvintes, gera dispersão e desconfiança em relação a veracidade dos argumentos, gera possibilidade de questionamentos indesejáveis.
. cacófatons: consequência das inadequadas construções das frases permitindo encontros vocálicos inadequados, tais como: não vi ela hoje (viela); prefiro a prática dela (cadela); minha vida é amar ela (amarela).
. uso inadequado do microfone: gera incompreensão, cria indisposição, demonstra pouca familiaridade com tecnologia e ausência de preocupação com o bem estar dos ouvintes.
Autor:alcides
