Seja criativo treinando….a memória.
Seja criativo treinando….a memória.
- 20 de maio de 2016
- Postado por: Prof. Alcides Schotten

Dá mais certo do que partir diretamente para as soluções, diz psicólogo.
Revista Época Negócios.
“Pensar fora da caixa” é um bom conselho no atacado mas, para resolver uma tarefa específica e particularmente complicada, costuma apenas acrescentar um novo problema ao inicial. Kevin Madore, cientista da Universidade Harvard, sugere um outro caminho num artigo publicado na revista norte-americana Psychological Science. O segredo para desbloquear processos criativos, segundo ele, é treinar a chamada “memória episódica” reconstituindo uma experiência recente da forma mais detalhada possível.
Numa pesquisa realizada pelo psicólogo, um grupo assistiu a um vídeo curto, e em seguida os integrantes descreveram cada detalhe do que puderam lembrar. Na segunda parte do experimento, eles se deram melhor na tarefa de encontrar novos usos para objetos comuns (como jornais e lençóis) do que outro grupo, que não passou pelo treino de memória.
O psicólogo chama a atividade de recriar uma cena de “construção de acontecimento”, processo que seria muito similar a encontrar uma solução criativa para um problema. O princípio da coisa é fazer com que o exercício crie um “estado mental orientado para detalhes”. Embora só dê certo com esforço –
tentando lembrar detalhes pequenos como, no caso do vídeo, a cor do cabelo e gestos dos personagens -, é uma atividade que pode ser feita em casa e sem ajuda de outras pessoas. “Tudo indica que qualquer tipo de recordação ou lembrança funciona”, diz Madore.
Autor:alcides
