A determinação do pianista

Tempo de leitura: 3 minutos

Liderança e determinaçãoComeçar é de todos, chegar até o fim é de poucos.

Esta frase resume um fato presente nos mais diversos âmbitos da vida humana. Todos nós quando iniciamos algo ficamos maravilhados com o futuro que isso promete, todos o bens e alegrias que teremos ao alcançar determinado objetivo, mas muitos objetivos não são alcançados. Como alcançar as metas traçadas?

Um pianista determinado

Uma noite em uma famosa Sala de Apresentação um excelente pianista tocou brilhantemente, e uma mulher da platéia ficou muito impressionada e foi ao camarim após a apresentação. Ela disse ao pianista:

– Eu amei o modo como você tocou. Eu daria a minha vida para tocar piano como você!
– Foi isso o que eu fiz, respondeu o pianista.

A resposta do pianista resume o que é necessário para alcançar os objetivos: incansável determinação para continuar o trabalho iniciado, mesmo que cansado, mesmo que em um dia chuvoso e frio que dá vontade de não fazer nada.

Dê sua vida pelo que você faz

A determinação, combustível para superar obstáculos naturais e imprevistos, se traduz em pequenas ações que fazemos todos os dias. Não se trata realizar grandes feitos, mas de cumprir fielmente os deveres de cada dia, como vamos aprender no curso de administração do tempo.

No caso do pianista, o ensaio é a sua pequena tarefa e freqüente, mas cada um de nós sabe quais são os seus deveres pequenos que custam fazer e que nos levam a alcançar os objetivos da nossa vida. Sem pequenos ensaios, jamais fazemos uma grande apresentação.

Assim como o pianista, nós também precisaremos abrir mão muitas vezes de coisas boas em si, mas que nos desviam das pequenas ações diárias necessárias para alcançar os grandes objetivos.

Os minutos (ou horas) a mais na internet, uma palestra interessante, um filme e um passeio no shopping podem ser coisas boas em si, porém podem ser atividades que tiram a nossa atenção do que realmente importa se nós não fazemos no dia e horário adequado as atividades essenciais.

Administre o tempo para alcançar metas

Primeiro, é necessário tomar decisões sobre quais são as metas para o semestre, o ano, os próximos anos, etc. Para saber mais sobre isso leia o nosso Post “Como ter coragem para tomar decisões acertadas”.

Uma vez definida a meta, é necessário definir ações crescentes direcionadas para a meta.

Se, por exemplo, você quer passar em um Concurso Público, não adianta pensar: “Nas minhas férias de julho vou estudar seis horas por dia”.

Defina uma ação menor e adequada a sua realidade, por exemplo: “Ao sair do trabalho 18:30, eu vou para a biblioteca/praça de alimentação do shopping/café estudar 30 minutos todos os dias da semana. Desse modo eu me preparo com constância para o Concurso Público e pego menos transito.”

A habilidade de alcançar metas é a quarta característica do líder segundo Jack Welch. Ele chama isso de “Executar”.

Seguindo nossas dicas, você poderá ser um grande líder. Desenvolva seu talento com a Methodus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *