Como ministrar uma palestra

Tempo de leitura: 2 minutos

Como ministrar uma palestraVocê teve destaque em alguma área no seu trabalho ou conhece bastante sobre um assunto e foi convidado para dar uma palestra a respeito das suas experiências. Não fique receoso, aceite como honra e prepare-se para ensinar em minutos o que você levou horas e dias para aprender!

Invista no seu poder de comunicação

Em primeiro lugar você deve montar um bom discurso e se preparar para apresentá-lo. Você deve estar seguro e evitar um conteúdo monótono e repetitivo. Caso você tenha dificuldade, recorrer a um curso de oratória é uma ótima opção para ajudá-lo.

Conte um pouco da sua história

Isso faz com que as pessoas se identifiquem com elementos da sua história e se vejam no seu lugar, podendo alcançar o que você alcançou. É importante que o interlocutor sinta empatia com o palestrante, isso gera uma conexão pessoal. Só tome cuidado para não contar situações da sua vida que não se adequem nem ao tema da palestra nem ao público presente.

Seja 100% positivo e use o humor

Sua palestra deve ser otimista, mostrando ao público o que você ganhou com suas atitudes e o porquê desse modo incentivando-os a pensar e agir como você. Quando for fazer isso, introduza um pouco de humor, ele é atrativo e tem poder sobre as pessoas, além de tornar o discurso agradável, leve e dinâmico.

Use a emotividade de forma natural

Discursos que usam emoção tendem a surtir mais efeito, todavia, o que torna uma palestra marcante é a sinceridade. Forçar a emotividade raramente funciona.

Se for adequado ao tema, use recursos audiovisuais

O audiovisual é fascinante para o homem desde que ele se tornou refém da televisão, sendo assim, caso haja a possibilidade e seja adequado a palestra, use vídeos, música, imagens, fotografias e outros. Será mais um elemento importante de identificação entre os ouvintes e você.

Seja você mesmo

Essa é uma dica válida para tudo na vida, inclusive para se ministrar uma palestra. Se você quer dar um discurso verdadeiro e manter a sua credibilidade, evite representar uma personagem que você não é.

No fim, você verá que não é tão difícil quanto pode parecer e o mais importante, entenderá como esse tipo de experiência é enriquecedora para a sua vida e a de outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *