Entenda o que é a oratória e por que ela é tão importante

Tempo de leitura: 2 minutos

Oratória

A oratória é um conceito que esteve presente desde a antiguidade e sua importância vem se reafirmado cada vez mais ao longos dos tempos. Apesar das modificações sociais e tecnológicas, a comunicação e a habilidade adquirida nos discursos se modifica e reafirma em cada época. Atualmente, a linguagem encontra sua utilidade mais formal e identificada, destacando-se os estudos em linguística e a globalização.

Essas questões se enraízam na fundação da própria essência da linguagem. Criadas como um código para estabelecer um senso comum entre os seres humanos, as palavras servem para dar referência e fazer o outro compreender o que está presente dentro da própria consciência. A oratória está justamente nessa capacidade de tornar mais claros e inteligíveis esses pensamentos e tornar mais próxima e clara as interações entre as pessoas.

A importância dela fica clara ao olhar para o passado histórico. Na Grécia Antiga e no Império Romano ela fazia parte do estudo da retórica e integrava o ensino básico de todo cidadão, algo como o Ensino Fundamental de hoje. Isso se dava em razão da extrema necessidade vista por esses povos de trabalhar as palavras de forma clara tanto no campo público e político quanto na esfera privada.

Contornando as falhas de comunicação

Assim, essa capacidade não se limita somente ao trabalho, mas a todas as relações que estabelecemos na vida, seja na família, entre amigos ou até mesmo ao conhecer novas pessoas. Afinal, a incompreensão é uma das piores questões que assolam a maioria das pessoas e acarretam em diversos problemas sentidos na rotina.

E essa questão não está restrita somente aos líderes mundiais ou grandes oradores. Uma boa oratória pode e deve estar presente em quaisquer níveis e por todas as pessoas. Por meio do entendimento mútuo é possível proceder com conciliações e diálogos construtivos. Com base nessa proposta novas ideias surgem da exposição e convergência de ideias, possibilitando uma relação pacífica, frutífera e diplomática.

O desenvolvimento dela, apesar do que muitos acreditam, não é um dom ou qualidade que se confere a algumas pessoas. Trata-se de uma maneira de conciliar técnicas adequadas de formulação do discurso, que produz resultados mais coesos e organizados dos pensamentos e opiniões. O curso de oratória busca justamente essa capacitação e aprimoramento dos alunos, ressaltando suas melhores qualidades e características. Assim, além de se expressar melhor, a pessoa consegue pensar também melhor, de forma mais rápida e com melhor qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *