O que fazer quando acabar o colegial?

Tempo de leitura: 4 minutos

Estudo

Passar no vestibular, ingressar no primeiro emprego ou participar de um intercâmbio cultural ou de estudos?

Uma das maiores vantagens em ser jovem são as inúmeras possibilidades à frente. No caso de estudantes, é o período em que irão descobrir e desenvolver suas habilidades pessoais e se prepararem para o futuro profissional. O sucesso no caminho escolhido, independente da área de atuação, depende do quanto o estudante está motivado e compromissado com o seu objetivo pessoal, seja ele qual for.

É a motivação que nos mantém disciplinados nas atividades e tarefas necessárias para a atingir nossos objetivos, mas como manter essa sensação de que a realização dos nossos sonhos está bem próxima, mesmo havendo ainda muito esforço pela frente? Veja nossas dicas para você, estudante, otimizar o seu tempo e alcançar o que deseja!

Qual caminho você quer seguir?

Estude sabendo onde quer chegar. Traçar o seu objetivo é o primeiro passo para focar todas as suas energias para concretizá-lo. Sendo assim, comece respondendo a esta pergunta: como você se imagina em 5 anos?

Para ajudá-lo a responder, sugerimos que use os seguintes critérios:

Primeira etapa
Onde você quer estar morando?
Como você imagina que será o seu dia a dia?
Quais atividades diárias de lazer você quer manter ou passar a ter?
Nesta época, você quer estar dando prioridade a quais setores da sua vida (pessoal, profissional ou lazer)?
Imagina-se casado ou solteiro?
Onde ou em que setor você gostaria de estar trabalhando?
No seu trabalho, quais retornos você quer ter (financeiros e de satisfação profissional)?

Segunda etapa
Ao fazer as reflexões anteriores, você conseguirá responder a questão a respeito de como se imagina no intervalo de 5 anos com mais clareza e certeza de que está escolhendo o caminho certo.

Defina quais os meios de atingir seus objetivos

Se você quer passar em um vestibular concorrido, comece a partir de já a organizar melhor as suas atividades. Separe diariamente períodos de estudo, levando em consideração o tempo que você leva para assimilar o conteúdo estudado. Se, por exemplo, estudar um mesmo conteúdo durante 6 horas lhe rende poucas dúvidas no dia seguinte, mantenha este hábito e invista mais algumas horas para terminar de fixar esta matéria. Caso você ainda não possua um método eficiente de estudos ou quiser maximizar o seu rendimento, um curso de leitura dinâmica pode ajudar muito ao ensinar a habilidade de ler e assimilar mais conteúdo em menos tempo, ideal para vestibulandos com muitas matérias para aprender.

Supere os obstáculos

Quando se deparar com alguma dificuldade, tenha em mente que às vezes você será envolvido em situações que fogem do seu controle, e o melhor a fazer nesses momentos é se lembrar do seu objetivo maior e voltar ao caminho que o levará até ele.
Se você participou de uma seleção de estágio e ao final não foi o contratado, saiba que você podia ser qualificado para a vaga, mas pode não ter se encaixado no perfil pessoal e profissional que a empresa deseja. Se esse for o caso, procure identificar características pessoais que você pode aperfeiçoar.
Invista mais no seu desenvolvimento pessoal, como em cursos de liderança que podem lhe tornar um profissional de destaque e, além disso, entenda que para que você seja feliz na sua carreira o ideal é trabalhar em um ambiente no qual você se encaixe por ser quem é e por fazer o que gosta e, a partir disso, tenha um melhor desempenho.

Quem acredita sempre alcança

IntercâmbioComo diria Renato Russo, “quem acredita sempre alcança”. Você precisa acreditar 100% na realização das suas metas, isso o manterá sempre motivado e facilitará os sacrifícios necessários durante sua jornada em busca dos seus sonhos.
Se o seu maior desejo é finalizar o colegial e embarcar em um intercâmbio internacional, cerque-se de elementos do país para o qual você quer viajar, como culinária típica, bandeira nacional e outros objetos marcantes do lugar escolhido. Isso fará com que você se lembre a todo momento dos benefícios que esta viagem lhe trará, como o aprendizado de novas línguas e culturas diferentes, possibilidade de realizar cursos no exterior e também de descobrir mais sobre você mesmo, ao se deparar com situações inusitadas que exigirão sua auto superação constante.
A partir desse ponto, aproveite essa motivação para colocar a mão na massa: organize-se, converse com seus pais, pesquise muito sobre os diversos tipos de programas de intercâmbio para estudantes e o que você precisa para sair do país.
Após ler este texto, independente da sua escolha, com paciência e persistência, continue sempre trabalhando por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *