Que tipo de leitor você é, afinal?

Tempo de leitura: 1 minuto

tipo-leitor.fw

Você já ouviu uma frase do escritor Rubem Rocha Filho que diz “trocar de casa é também descobrir que tipo de leitor você é”? Pois então, ao dizer isso, ele se referia ao fato de que é possível conhecer uma pessoa por meio da forma como ela lê.

O leitor pode ser dividido em três categorias: motor, auditivo e visual. O que define a pessoa como um desses gêneros é a forma como ela foi alfabetizada. Para entender qual tipo de leitor você é, trouxemos abaixo as características de cada um deles. Descubra!

Auditivo

Esse tipo de leitor, por ter aprendido desde criança a ler em voz alta, necessita reproduzir mentalmente o que está lendo. Para verificar se o leitor é auditivo, basta repetir mentalmente outras palavras enquanto se está lendo ou aumentar a velocidade da leitura para 600 a 800 palavras por minuto. Se o leitor não compreender, significa que ele é auditivo e faz parte de um grupo correspondente a 9% do total de leitores.

Motor

90% dos leitores – que tiveram sua alfabetização por meio do método silábico/fonético – são classificados como leitores motores. Se uma música estiver tocando, a pessoa estiver mascando chicletes, contar 1,2,3,4,5,…, a compreensão por parte do leitor motor fica prejudicada. Além disso, em um teste de leitura, comprovou-se que ele lê em torno de 120 e 170 palavras por minuto com uma compreensão entre 60 e 70%.

Visual

Os leitores denominados visuais são a minoria – 1% do total. As informações lidas em um texto vão para a mente passando apenas pelos olhos (nervo óptico). Isso é consequência do aprofundamento do padrão global de compreensão e aperfeiçoamento da concentração, acuidade perceptiva visual e visão periférica. São aqueles com leitura dinâmica, que leem de 600 a 3.000 palavras por minuto com um grau de entendimento de 80 a 90%.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *