Você é seu calendário

Tempo de leitura: 1 minuto

Quando pensamos em cumprir metas, logo pensamos em nos dedicar com maior vigor a um determinado trabalho ou conceito que nos leve ao resultado final esperado da maneira mais efetiva. Também acreditamos muitas vezes que devemos dar prioridade a certas atividades mais relevantes, ou tentamos realizar as tarefas mais fáceis primeiro para tomar um fôlego e encarar as mais difíceis ao final dos processos.

Estamos acostumados a ouvir em reuniões de planejamento e de definição de objetivos que nesse ano iremos manter o foco na qualidade, ou na otimização dos recursos, ou em melhoria da imagem da marca.
Todavia, algumas semanas depois da definição metas acabamos esquecendo de praticamente tudo o que colocamos em pauta e nos ocupamos das atividades de rotina e problemas, não dedicando tempo para as metas. Daí vem a afirmação do guru da administração Tom Peters: você é a sua agenda!

A agenda nunca mente

Na agenda estabelecemos todos os tipos de atividades as quais nos dedicaremos mensalmente, e muitos chegam a dividir hora a hora o tempo diário que disponibilizarão para exercê-las. Ou seja, o que for um real prioridade deve estar explicitamente e quantitativamente colocado em nossa agenda, caso o contrário se tornarão assuntos secundários e que não apresentam prazos e tempo determinado.

As prioridades podem ser medidas pelo número de horas que dedicamos a certo assunto mensalmente. Isso quer dizer que, se apenas depois de concluir todas as suas pendências do cronograma você buscar tempo para pensar em qualidade, otimização dos recursos, ou melhoria da imagem da marca, estas questões jamais serão suas prioridades.

É tudo uma questão de administração de tempo. O seu calendário tem que estar adequado com as suas verdadeiras ambições, senão muitas coisas podem se perder no meio do caminho e você, ou seus funcionários, acaba perdendo totalmente a unidade de seu trabalho.

Essas e muitas outras informações práticas você obtém no Curso de Administração de Tempo da Methodus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *