10 dicas para ser mais criativo

Tempo de leitura: 2 minutos

Dicas para ser mais criativoDizer que a criatividade é um dom é uma grande bobagem. Bem sabemos que todos nascem com um enorme potencial concentrado dentro de nossos cérebros, e cabe a cada um exercitar o seu pensamento e se dedicar para fazê-lo aflorar.

Um líder está constantemente trabalhando em seu espírito inovador, o que o mantém sempre motivado a criar coisas novas e a buscar diariamente se superar na vida pessoal e na vida profissional. E como o nosso objetivo é nos tornarmos grandes líderes, vão aqui 10 dicas para sermos ainda mais criativos:

1. Leia sempre. Livros, notícias, uma página do dicionário, cardápios, embalagens de shampoo, tudo mesmo. Todo o tipo de informação enriquece o nosso repertório cultural, e nós nunca sabemos de onde pode surgir um momento de inspiração para boas ideias. Além de ler, é importante buscar ter um novo olhar, um olhar original da realidade.

2. Faça pausas. Procure não trabalhar fora do horário apropriado, e enquanto estiver trabalhando faça pequenos intervalos para se alimentar, tomar um café e esvaziar os problemas da cabeça para transformá-los em oportunidades. Muitas vezes é mais fácil resolver um problema olhando de longe do que com que com o rosto colado em apenas uma parte da questão.

3. Anote suas ideias. Ande sempre com um bloco de anotações ou algo do tipo, pois muitas vezes criamos grandes projetos em nossa mente enquanto estamos no trânsito, no trabalho, na aula, e acabamos esquecendo de investir neles posteriormente. Você pode também usar o celular ou tablet para registrar suas ideias.

4. Pense em como melhorar. Dê sempre o melhor de si e nunca se acomode. Se esforce para ser o melhor marido ou esposa, o melhor pai ou mãe, o melhor no trabalho: você surpreenderá as pessoas ao seu redor com o seu entusiasmo e acabará surpreendendo a você mesmo.

5. Pergunte. Tente sempre se aprofundar ao máximo em qualquer que seja o assunto e nunca, nunca mesmo, deixe passar uma dúvida. A curiosidade leva à criatividade.

6. Tente compreender, não julgar. Quando buscamos compreender algo que não nos agrada acabamos aprendendo muito mais, e as vezes passamos até a gostar da coisa quando conseguimos entendê-la.

7. Busque o novo. Novos amigos, novos assuntos, novos lugares para visitar. A novidade nos faz abrir a cabeça para o que ainda não conhecemos e atiça a nossa curiosidade.

8. Seja otimista. Não deixe de arriscar a implantação de um projeto pioneiro se você trabalhou duro nele, há evidências reais de prosperidade e você acredita que pode dar certo. Para inovar e quebrar paradigmas é preciso coragem.

9. Estude cases de sucesso, mas também cases de fracassos. Muitas vezes, é no nosso fracasso, e também no dos outros, que encontramos brechas para sermos criativos e darmos a volta por cima.

10. Seja autêntico. Não tente copiar os seus ídolos e nem pegar carona no sucesso de alguém. Afinal, tudo o que você precisa está dentro de você mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *