Blog
Como lidar com conflitos entre gerações
- 12 de dezembro de 2013
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Recomendamos
É natural que com o passar dos anos o comportamento da sociedade passe por modificações. Vivemos num cenário mutante. A cada piscada de olhos surge uma novidade, um novo conceito, um novo estilo de vida. São novas informações, novas necessidades e desejos. O que é normal para você, pode ser retrógado para alguém mais jovem e, o que hoje é comum entre pessoas mais jovens, pode ser algo de outro planeta para pessoas mais velhas , distante de suas realidades. A diferença entre gerações, num primeiro instante, pode parecer complexa, mas lidar com elas, pode ser mais simples do que você imagina.
O olhar contemporâneo dos jovens só enriquece a sua história
Se a sua história de vida foi escrita a partir de seus erros e acertos, hoje você pode afirmar que é que você é devido a tudo o que já vivenciou no passado. Por isso, por ter mais experiência de vida, é preciso que você tenha mais flexibilidade para lidar com pessoas mais jovens. Embora sonhadores e muitas vezes utópicos, eles estão sempre atentos e conectados com o futuro, portanto, saber aproveitar de suas visões, do ângulo que eles observam o mundo, pode somar e muito à sua vida.
A experiência de pessoas mais velhas pode fazer a diferença em sua vida
Por muitas vezes – ainda que de forma involuntária – acabamos tendo um pouco de preconceito e pouca paciência com pessoas mais velhas do que nós e, por isso, subestimamos os seus dizeres. Agir dessa forma é um grande equívoco, pois elas já viveram muitas coisas que não vivemos. Possuem uma bagagem, uma história de vida. Ouví-las, saber o que elas pensam, pode fazer toda a diferença na nossa formação como ser humano. Não é necessário acatar a tudo o que dizem, mas utilizar de seus ensinamentos e adaptá-los para o seu dia a dia, pode te tornar uma pessoa melhor. Lembre-se: gerações não competem entre si, se complementam!