Blog
Seja sincero consigo mesmo
- 12 de março de 2014
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Recomendamos
Já dizia Shakespeare: sendo sincero consigo mesmo, você também será com os outros. Autenticidade é uma qualidade cada vez mais rara nos dias de hoje, mas o ideal seria que ela fosse um padrão, que estivesse em todas as pessoas. Mas o que seria essa autenticidade afinal?
Seja exemplo para quem você ama
Muitos problemas nossos, dos mais simples e cotidianos aos mais sérios e complexos, seriam facilmente solucionados se fossemos mais sinceros conosco mesmos. Encontrar e aceitar nossas limitações e dificuldades ajuda não só a resolvê-los, como também a nos tornar mais humildes em relação às outras pessoas. Quem se vê de perto, vê melhor!
Mudar seu jeito de ver as coisas pode ajudar outras pessoas próximas a você a fazerem o mesmo e colocarem ordem nas próprias vidas. Ouça sua voz interna, descubra o que mais te faz feliz, e mais ainda, descubra a felicidade nas pequenas coisas.
Fale a verdade para si mesmo
Quando um pensamento que você evita vier à tona em um dia mais delicado, não diga para si mesmo que não quer pensar naquilo ou que não se importa com aquilo. Entenda a mensagem que o seu interior está tentando passar, seja sincero em relação aos sentimentos e veja como, a partir daí, fica muito mais fácil lidar com certas questões pessoais.
Sabe aquela música que diz que “mentir para si mesmo é sempre a pior mentira”? Será que vale a pena mentir para si mesmo em nome de convenções? Coloque tudo na balança – com muita sinceridade! – e pense nisso!