Blog
Leitura para Crianças: Como Estimular os Pequenos na Primeira Infância
- 26 de fevereiro de 2016
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Leitura Dinâmica memorização
Leitura para Crianças, estimula o raciocínio e a capacidade de memorização, a leitura é uma atividade chave para o desenvolvimento infantil.
Ler desperta a imaginação e ajuda as crianças a fazerem conexões entre as palavras e o mundo em que vivem.
Expande recursos de linguagem e a capacidade de associação.
Porém, os efeitos da leitura variam conforme as fases da infância, o que altera o próprio ato ao longo desta etapa.
Leitura para Crianças
Por isso, é importante que a forma e o conteúdo da leitura sejam diferentes a cada idade, oferecendo os estímulos corretos.
E proporcionando um desenvolvimento compatível com a idade de cada criança.
A velocidade também deve ser trabalhada com as crianças mais velhas, pois elas devem entender os conteúdos.
Mesmo quando leem mais rapidamente ou fazem uma leitura dinâmica.
0 – 1 ano
Nesta idade, a leitura estimula a imaginação e a formação de um interesse lúdico,.
Bem como a curiosidade sobre o mundo em que a criança está envolvida.
Por isso, é muito importante que a leitura seja feita com uma entonação que reflita aquilo que está sendo passado no texto.
Interpretar a voz dos personagens de um livro ou fazer os sons representados por meio de onomatopeias é fundamental para estimular o interesse e a imaginação da criança.
Da mesma forma, mostrar imagens e ilustrações ajuda os pequenos a estabelecer uma relação entre aquilo que eles veem e o que a história apresenta.
1 – 2 anos
Quando a criança desenvolve a capacidade de falar, ela deve ser estimulada a interagir com o livro e com a história.
Pedir para que ela aponte a ilustrações dos personagens ou responda a perguntas fáceis (como o nome dos protagonistas, por exemplo).
É ideal para que ela permaneça interessada na narrativa e entenda que a leitura é um ato de assimilação de conteúdos.
Também é interessante associar os elementos que são mencionados no livro com os que circundam a criança.
Tais como, cores, partes do corpo, animais e objetos são os mais comuns.
2 – 4 anos
Com esta idade, a criança começa a entender mais sobre temas variados e mais complexos.
Essa é uma excelente etapa para inserir fábulas e outras histórias que tenham uma moral ou uma reflexão maior.
Também é possível usar as histórias como um gancho para temas que precisam ser conversados com as crianças.
Como certos hábitos negativos ou comportamentos inadequados.
Também é nessa fase que se constrói as estruturas básicas de linguagem e de narração.
Por meio da leitura, as crianças conseguem entender a composição básica de uma narrativa.
E percebeM o começo, o meio e o fim de cada uma.
4 – 6 anos
Pular partes de histórias conhecidas para que a criança complete e pedir para que ela aponte letras e palavras conhecidas.
São algumas propostas para esta faixa etária.
A leitura é fundamental durante a fase de alfabetização dos pequenos.
Pois irá despertar neles o desejo de serem capazes de ler sem a ajuda de adultos.
Mas isso não significa que, após a alfabetização, a leitura será feita pela criança sozinha.
É importante que os pais continuem a incentivar o hábito de leitura.
E aproveitem o momento para passar um tempo com os filhos e acompanhar seu desenvolvimento.
O apoio nessa fase é fundamental, pois é nesse período que o comportamento leitor dos pequenos será moldado.
A leitura para crianças desperta a capacidade de abstrair conceitos.
A desenvolvimento da capacidade de focar a atenção é fundamental para a qualidade da leitura ao longo de toda a vida da criança.