Blog
Como não ser um profissional de sucesso
- 29 de março de 2012
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Liderança
Muitas vezes, pensamos ser muito mais cômodo seguir ordens do que ordená-las. Isso porque realizar tarefas simplesmente operacionais é muito mais fácil: elas não exigem reflexão, pensamento estratégico, definição de objetivos e metas, e muito menos tomadas de decisões. Em muitos casos basta apenas seguirmos todas as regras e pronto: o trabalho está feito.
Ao invés de buscar novos desafios, alguns diriam, por que não evitar mais trabalho e fazer sempre o mesmo?
Aperfeiçoar nossas habilidades e alavancarmos a nossa carreira para nos tornarmos grandes líderes exige dedicação, constância e habilidades interpessoais.
Diante desse cenário é possível duas ações: enfrentar a realidade e se superar ou nos deixarmos tragar pela rotina.
Muitas vezes entramos na rotina de forma não muito consciente: as tarefas do dia e a falta de tempo para fazer todas as coisas faz esquecer as grandes metas e objetivos que traçamos.
Aqui vão alguns sintomas de quanto a rotina já entrou na vida da pessoa.
As ações que levam a NÃO ser um profissional de sucesso
– Fazer tudo que mandarem sem questionar, e nem pensar em dar a sua opinião. Acreditar que esse é o caminho mais fácil para obter promoções e chances de ganhar mais dinheiro.
– Não criar tempo fazendo cursos que desenvolvam seus talentos e o façam crescer pessoalmente: afinal, pra que mudar?
– Não se ater a nenhum plano que você tenha traçado no início do ano, as coisas acontecem por acaso e talvez um dia você dê sorte.
– Dispensar projetos grandes ou desafiadores, pois eles só darão dor de cabeça e farão você entrar em contato com um monte de pessoas importantes que não poderão o ajudar em nada.
– Não se arriscar! Fique onde está e se conforme com a sua posição.
– Essa história de aprender com os erros, principalmente os erros dos outro, não passa de um mito. Como se aprende alguma coisa com algo que não deu certo?
– Horários e prazos nunca são feitos para serem cumpridos. Portanto, não esquente a cabeça em ser organizado ou qualquer coisa do tipo.
Chega de brincadeira
Como vocês já devem ter percebido, o que nós queremos dizer com isso tudo é que você é capaz de fazer justamente o contrário. É claro que devemos cumprir as nossas obrigações, mas não podemos nunca nos acomodar e pensar que não temos potencial para sermos melhores.
Um líder carrega consigo uma série de responsabilidades, mas a satisfação de ver um projeto trazendo resultados e beneficiando muitas pessoas, ou uma medida ousada que arrancou aplausos e admiração de todos os companheiros, é indescritível.
O combustível para a auto-motivação é o desejo de se superar a cada dia, e esse é mais um grande segredo para quebrar paradigmas e se tornar um líder de sucesso.
Saber como administrar o tempo, eleger prioridades e ter foco é essencial para cada líder. É por isso que a Methodus oferece o curso de Administração do Tempo in-company e em nossa sede na Av. Paulista.
Continue acompanhando nossas postagens e entre de vez na nossa jornada para descobrir o líder em você!