Blog
Aprendendo a aproveitar cada momento
- 12 de julho de 2012
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Liderança
Aproveitar cada momento não significa tirar vantagem de tudo porque, na verdade, essas duas expressões se contrapõem. É justamente quando tentamos tirar vantagem de tudo que acabamos esquecendo de aproveitar o momento. Já quando nos entregamos por completo a uma situação buscando fazer da experiência a mais proveitosa possível, saímos ganhando muito mais.
Vamos ver o por quê?
Não há necessidade de tirar vantagem de tudo
Normalmente, aquelas pessoas que procuram tirar vantagem de tudo querem se destacar e ganhar fama de qualquer maneira, acreditam já estarem preparadas para darem um passo a frente em suas vidas e simplesmente procuram uma brecha para chamarem a atenção. Porém, convenhamos, isso só demonstra insegurança e falta de preparação.
Um grande líder deve sim estar atento a novas oportunidades e tendências, mas nunca pode se acomodar na jornada do aprendizado para tentar crescer em cima das conquistas de outras pessoas. Pelo contrário: ele pesquisa, ele corre atrás e, acima de tudo, ele investe em si mesmo para se destacar pela meritocracia, tendo as pessoas a sua volta como parceiras, e não concorrentes dos quais se deve tentar tirar alguma vantagem.
Quem aproveita o momento é quem realmente sai na vantagem
Quando reservamos nosso tempo para nos dedicarmos de corpo e alma à esposa, aos filhos, a um projeto, conseguimos manter o foco em nossa experiência e aprendemos mais. Com esse aprendizado, acabamos nos conhecendo melhor, conhecendo as pessoas a nossa volta melhor e abrindo caminhos para vivenciarmos o melhor de nossas relações pessoais e profissionais.
Ou seja, crescemos como pessoas e transparecemos essa imagem. Dessa maneira, acabamos “tirando vantagem de tudo” justamente por sermos quem somos: seguros, honestos e atentos aos detalhes.
Não coincidentemente, essas são características essenciais para se tornar um líder de sucesso!