Blog
A importância de estar sempre atualizado
- 20 de setembro de 2012
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Administração do Tempo Leitura Dinâmica Liderança
No mundo de hoje, principalmente com a presença de smartphones, internet sem fio e outras tecnologias que nos permitem estar conectados 24 horas por dia, somos bombardeados cada vez mais com informações, notícias, artigos, e tudo o que há de mais atual. Um dos grandes problemas gerados por essa mudança é que por diversas vezes acabamos lendo e escutando a maioria das coisas de maneira superficial e sem dar muita atenção.
E por essa razão, acabamos nos tornando meros leitores de manchetes de jornal. Ou seja, pode até ser que tenhamos uma noção geral sobre os assuntos mais importantes que estão correndo na mídia, mas quase nunca nos tornamos autoridade em algum assunto a ponto de sermos capazes de discursar e argumentar por horas de maneira lógica.
Porém, a sociedade nos exige que estejamos sempre atualizados. O mercado de trabalho exige que estejamos sempre atualizados. Então como podemos driblar esse problema da superficialidade e adquirirmos um conhecimento concreto e profundo em diversos tópicos?
Não existe segredo, existe treinamento
O X da questão é conseguir se habituar a leitura e a se dedicar ao estudo de uma coisa de cada vez. Se você nunca se interessou por economia, por exemplo, dificilmente conseguirá abrir o Valor Econômico e absorver todas aquelas informações lá presentes, tanto pela falta de hábito de leitura de jornal (em relação ao formato, a linguagem) quanto pela falta de familiaridade com o assunto.
O que seria indicado, nesse caso, seria o treinamento em duas frentes: primeiro é necessário se adaptar ao jornal em si; segundo, é necessário estudar alguns conceitos do mundo das finanças para ser capaz de interpretar melhor a informação que está sendo passada.
Adotando essa metodologia para cada assunto diferente que lhe interessa dominar, em pouco tempo você estará lendo e dominando dezenas de informações quase que naturalmente. E ainda por cima será capaz de refletir e produzir conteúdo sobre as mesmas.
Mas se o problema é tempo…
Já se você acredita que não consegue se manter atualizado por uma questão de falta de tempo, há praticamente duas saídas, que na verdade funcionam muito melhor se adotadas simultâneamente: a administração de seu tempo e a adaptação dos olhos e da mente ao processo de leitura dinâmica.
Estabeleça metas, dê prioridades e pesos às atividades do seu dia a dia – essa já uma maneira bem eficiente de não “perder” tempo e trabalhar na sua leitura.
Já a questão da leitura dinâmica, ela consiste em um conjunto de técnicas que o ajudam a ler mais blocos de palavras por segundos, melhorando inclusive a compreensão do texto. Para fazer um teste e verificar se você já é um leitor dinâmico, confira nossa página do curso de leitura dinâmica.
Até a próxima!