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Como organizar o tempo na empresa
- 31 de março de 2011
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Recomendamos
Atividades realizadas em equipe têm grande potencial para perder o foco, demanda assim muito mais tempo do que o inicialmente programado. Cabe ao líder do grupo, ser hábil na arte em delegar e cobrar idéias e ações. Isso minimiza sobremaneira o famigerado atraso na entrega dos resultados e reduz muito o retrabalho.
Identificamos com relativa facilidade os dispersores de tempo seguintes:
- pouca sincronia entre as etapas do projeto;
- comunicação falha sobre a logística de realização;
- remuneração dos coraboradores não atrelado ao resultado;
- ações predominantemente caracterizadas pela urgência e não, pela importância;
- ambiente de trabaho altamente dispersivo: sons, movimentos de pessoas, mensagens eletrônicas.
O relógio começa a girar a favor nas empressas se:
- estiver claro para todo colaborador qual é exatamente a sua função;
- souber se situar na hierarquia da empresa;
- a remuneração estiver atrelada aos resultados dos projetos invididuais ou por equipe;
- cada colaborarador se identificar com missão da empresa.
É imprescindível adequar o perfil do profissional à sua função. Por exemplo, por natureza o ser humano tende a ter uma predominância do tático em relação ao estratégico ou o inverso. Profissional estratégico alocado em função tática, fatalmente se desmotiva. Profissional tático em função estratégica gera muita angústia e ansiedade.