Blog
Seja o melhor que você pode ser
- 22 de maio de 2013
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Liderança Oratória Recomendamos
Todos nós possuímos qualidades únicas e é o conjunto dessas nossas características que forma a nossa personalidade. A resposta certeira para conquistarmos nossos objetivos e desempenharmos com máximo empenho obtendo os melhores resultados é sermos nós mesmos com segurança e sabendo usar nossas habilidades pessoais ao nosso favor.
Para isso, precisamos identificar nossos pontos fortes e buscar sempre aprimorá-los e também ter a humildade de admitir nossas faltas e fraquezas para buscarmos nosso aprimoramento pessoal.
Desenvolva habilidades que você admira
Quando admiramos alguém, nos imaginamos alcançando conquistas tão valorosas quanto as deles.
Nós podemos conquistar tanto quanto eles e mais, desde que nos lembremos de que não existe apenas um caminho para o sucesso, mesmo quando o objetivo é similar.
Se você está visando uma promoção no trabalho, desenvolva estratégias que sejam eficientes e viáveis de acordo com o seu cotidiano.
Observe as pessoas que você admira, como seu chefe ou uma personalidade de destaque na sua área de atuação e veja que habilidades eles possuem e qual o impacto delas para a carreira profissional, como espirito de liderança, carisma e dedicação nos estudos. Procure desenvolve-las também, você estará apenas agregando valores importantes ao seu modo de ser sem deixar a sua personalidade de lado.
Entenda que você nunca irá conseguir agradar a todos.
Por mais que tentemos, agradar a maioria é muito difícil. Se focarmos nossa vida nisso estaremos desperdiçando tempo precioso que poderia estar sendo melhor utilizado.
Se você estiver consciente de que suas ações são boas e livres de preconceitos e valores supérfluos, você terá segurança de que suas posturas, mesmo que alguns não concordem.
Seja você mesmo porque o mundo precisa de você.
Cada ser humano possui um toque mágico que faz com que toda vez que ele adentra um espaço essa característica seja valorizada. Pode ser a bondade, a alegria, a compaixão, a paciência, inteligência, habilidade com as palavras entre outras, mas que com certeza essa característica marcante fará falta caso a pessoa se ausente.
Pense em qual é essa sua característica marcante e se lembre de que esse seu “jeitinho” conquista e já conquistou muitas pessoas que te amam e te querem bem. Ao ferir a sua personalidade você também estará desvalorizando esse carinho, confiança e consideração que essas pessoas têm por você.
Contudo, saiba reconhecer seus defeitos para superá-los. A vaidade, orgulho, egoísmo e o preconceito são barreiras que devemos tentar transpor diariamente.
Se assim fizermos, desenvolveremos de uma forma natural a aceitação de nossos gostos e valores, visto que teremos a certeza que estamos sempre buscando sermos seres humanos melhores.